Os Ensaios de Michel de Montaigne no Brasil: recepção e tradução
Visualizações: 1558Palavras-chave:
Michel de Montaigne, Ensaios, tradução, recepção.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os primeiros resultados de nossa pesquisa de pós-doutorado sobre a tradução da obra Ensaios (1580-1582) de Michel de Montaigne (1533-1592) ao português brasileiro. Ainda muito pouco se sabe sobre a recepção e trajetória de Montaigne e sua obra no Brasil. No entanto, tal desconhecimento contrasta com o fato de serem os Ensaios obra amplamente conhecida e apreciada pelo público leitor brasileiro. Atestam-no a vitalidade da pesquisa acadêmica em filosofia, literatura e ciências sociais que fazem de Montaigne seu centro de interesse e, também, as inúmeras apropriações de sua obra na mídia e nas artes em geral. Qual Montaigne chegou primeiro ao Brasil, como e quando? Estas são as perguntas que buscamos responder ao nos debruçarmos sobre o percurso das traduções de sua obra no Brasil.Referências
AGUIAR, Rosa F de. Os Ensaios, de Montaigne. In: Os Ensaios: uma seleção. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
ASSIS, Joaquim Maria M. de. Americanas. Rio de Janeiro: B. L. Garnier: Rio de Janeiro, 1875.
AZAR, Celso Martins F. O modernismo brasileiro e Montaigne: a antropofagia de Oswald de Andrade. Periferia - Educação, Cultura & Comunicação, vol. 3, n. 1. Rio de Janeiro: PPGECC/UERJ, 2011.
BURKE, Peter. Montaigne. Trad. Jaimir Conte. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
CAMPOS, Regina S. As Traduções de Montaigne. Travessia, v. 16/18, p. 262-271. Florianópolis: PPGLit, Universidade Federal de Santa Catarina, 1988.
CARDOSO, Sérgio. Montaigne filósofo. Cult. n. 221 p. 18-19. São Paulo: Editora Bregantini, 2017.
COUTINHO, Afrânio. A filosofia de Machado de Assis e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora São José, 1959.
FRANCO, Afonso Arinos de M. O índio brasileiro e a Revolução Francesa - as origens brasileiras da teoria da bondade natural. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004.
MONTAIGNE, Michel de. Essais I. Paris: Librairie Générale Française, 1972.
MONTAIGNE, Michel de. Essais II. Trad. Guy de Pernon. Paris: Pernon Éditions, 2010.
MONTAIGNE, Michel de. Essais III. Trad. Guy de Pernon. Paris: Pernon Éditions, 2010.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios: uma seleção. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. Brasília: Editora Universidade de Brasília/Hucitec, 1987.
MONTAIGNE, Michel de. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Editora 34, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).