A narrativa de uma lenda em meio às Lendas e Narrativas: quando Alexandre Herculano revisita a medieval “Dama Pé-de-cabra” no contexto oitocentista português
Visualizações: 703Palavras-chave:
Lendas e Narrativas, Alexandre Herculano, Lendas, Códices medievaisResumo
“A Dama Pé-de-cabra – Rimance de um Jogral – Século XI”, de Alexandre Herculano (1810-1877), coligida em Lendas e Narrativas (1851), embasa-se em um texto do Livro de Linhagens da Idade Média. Buscamos compreender como a lenda foi reeditada sob a pena de Herculano e de que forma foi feita a atualização do códice medieval. Também refletimos sobre a inserção dessa ficção em Lendas e Narrativas e as motivações da revisitação do autor oitocentista ao passado e aos documentos portugueses. Para tanto, a base de nossa averiguação será a teoria de intertextualidade planeada por Mikhail Bakhtin. Estribaremos a nossa análise, na contextualização da obra em questão e do texto medieval, nas propostas de Ana Márcia Siqueira e Felipe Dezidério; Ana Maria Soares; Carla Carvalho Alves. Para o acesso ao texto da Idade Média, valer-nos-emos da edição crítica e comentada organizada por José Mattoso. Já para o entendimento do Portugal oitocentista, utilizaremos as considerações de Eduardo Lourenço, enquanto que para os esclarecimentos sobre as culturas medieval e popular, fundamentar-nos-emos nas informações apresentadas por Jacques Le Goff e Peter Burke, respectivamente.
Referências
ALVES, Carla Carvalho. “A Dama Pé-de-cabra”: entre o histórico e o fantástico. Revista Desassossego, 6 (11), p. 48-59. São Paulo: Revista de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/desassossego/article/view/79621. Acessado em: 20/02/2020.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 2006.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2011.
BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CARVALHO, Joaquim Barradas de. Para uma explicação de Portugal. Lisboa: Instituto da Defesa Nacional, 1976.
HERCULANO, Alexandre. Lendas e Narrativas. Lisboa: Bertrand, 19--.
HERCULANO, Alexandre. Composições várias. Lisboa: Bertrand, 19--.
LE GOFF, Jacques. Heróis e maravilhas da Idade Média. Petrópolis: Vozes, 2009.
LOURENÇO, Eduardo. O Labirinto da Saudade: Psicanálise Mítica do Destino Português. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
MARINHO, Maria de Fátima. O romance histórico em Portugal. Porto: Campo das Letras, 1999.
MATTOSO, José. Narrativas dos Livros de Linhagens. Lisboa: INCM, 1983.
MATTOSO, José (org.). Potvgaliae Monvmenta Historica: A saecvlo octavo post Christvm vsqve ad qvintvmdecimvm ivssv academiae scientiarvm olisiponensis edita. Lisboa: Academia de Ciências, 1980.
MENDES, Eduardo Soczek. Alexandre Herculano, entre o Presbítero e o Monge: o (anti)clericalismo e as personagens religiosas em Monasticon (Eurico, o presbítero e O Monge de Cistér). 2017. 254 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/49574/R%20-%20D%20-%20EDUARDO%20SOCZEK%20MENDES%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: 19/03/2020.
SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 1985.
SIQUEIRA, Ana Márcia Alves; DEZIDÉRIO, Felipe Hélio da Silva. A face negra de Alexandre Herculano: visões históricas do mal na construção do sobrenatural em “A Dama Pé-de-cabra”. Revista Abril, v. 4, n. 8, p. 67-84. Niterói: Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da Universidade Federal Fluminense, 2012. Disponível em: http://periodicos.uff.br/revistaabril/rt/printerFriendly/29723/0. Acessado em 20/02/2020.
SOARES, Ana Maria. A Lenda da Dama do Pé de Cabra: do Livro de Linhagens do Conde D. Pedro de Barcelos a Alexandre Herculano. Revista Limite, n. 5, p. 7-30. Cáceres: Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía de la Universidad de Extremadura, 2011. Disponível em: http://www.revistalimite.es/volumen%205/02soares.pdf. Acessado em 19/03/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).