“Antes que ele chegue, eu já sou mulher”: figurações do feminino na lírica de Lívia Natália

Visualizações: 499

Autores

Palavras-chave:

Literatura Afro-brasileira, Poesia Brasileira Contemporânea, Autoria Feminina.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as figurações do feminino na lírica contemporânea de Lívia Natália.  A literatura afro-brasileira de autoria feminina tem se revelado, como um terreno fértil que possibilita a análise e a reflexão de uma série de desconstruções, rasuras e tensionamentos acerca das narrativas seculares que povoam o nosso imaginário e que construíram um papel e um lugar de mulher. Reclamando para si, um lugar de destaque na contestação das normas e dos paradigmas que, durante muito tempo, calcaram a sociedade patriarcal, a lírica contemporânea negra de autoria feminina, se debruça – para que possa plasmar – sobre as insurreições, as insurgências e as insubmissões de mulheres negras e de todas as problemáticas que interpelam essas mulheres. Nesse sentido, a poesia de Lívia Natália tematiza a solidão, a descolonização das afetividades, os relacionamentos afrocentrados e a representação dissonante do feminino. Trata-se de uma poesia que encena as demandas do seu tempo, sem se descuidar do lirismo, por entender que as estruturas da linguagem, ao lado da política, constituem o campo contemporâneo do poder.  Fundamentam a nossa pesquisa, os pressupostos teóricos cunhados por Alzandúa (2000), Beauvoir (1960), Butler (2017), Hooks (1995), dentre outros.

 

 

Biografia do Autor

José Rosa dos Santos Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Literatura pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA.

Referências

AGEPÊ. Deixa eu te amar. Disponível: https://www.letras.mus.br/agepe/43994/.

ALZANDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. In: Revista Estudos feministas. Nº1, vol.8, 2000.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

HOOKS, bell. Intelectuais Negras. In: Revista Estudos feministas. Nº2, vol.3, 1995.

JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 1960.

NATÁLIA, Lívia. Dia bonito pra chover. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2009.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

JÚNIOR, José Rosa dos Santos. “Antes que ele chegue, eu já sou mulher”: figurações do feminino na lírica de Lívia Natália. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 424–439, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4575. Acesso em: 24 abr. 2024.