Alteridade e infância no conto “We’re not Jews” de Hanif Kureishi

Visualizações: 490

Autores

Resumo

RESUMO: O conto “We’re not Jews”, publicado na coletânea Love in a Blue Time em 1997, por Hanif Kureishi, aborda a questão da alteridade a partir da perspectiva de uma criança, Azhar, filho de mãe inglesa e pai do Paquistão. Neste contexto, alteridade não é entendida como diferença que existe como tal, mas sim como prática de interação social, na qual a diferença é gerada e instrumentalizada, a fim de manter a configuração hierárquica existente. Nesse sentido, este artigo pretende analisar a forma como a criança Azhar faz suas primeiras experiências com processos de alteridade na escola e o modo como ele percebe a administração dessa diferença pelos pais, aqui especialmente a mãe. O conto mostra como alteridade se concretiza paulatinamente e encena a incompreensão do protagonista sobre o modo como as interações sociais ocorrem.

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Prof. do Dep. de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Letras pela Universidade de Hamburgo (Alemanha) e pela Universidade Federal do Paraná. Atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MATHIAS, Dionei. Alteridade e infância no conto “We’re not Jews” de Hanif Kureishi. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 4, n. 27, p. 66–81, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4769. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre