Por uma maternidade literária: Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Joremir de Assis de Ferreira em diálogo

Visualizações: 668

Autores

Palavras-chave:

escrita literária, literatura de mulheres negras, vida e escrita.

Resumo

Neste artigo percorro um conjunto de ideias que proponho como um modo de compreensão do espaço de criação literária, artística e política de escritoras negras contemporâneas brasileiras. Esse espaço em questão foi pensado a partir de uma figuração do corpo feminino, onde busquei ancorar meu raciocínio, a partir das noções de maternidade literária e ventre gerador, tendo como ponto central fragmentos dos manuscritos biográficos de Joremir de Assis Ferreira, minha avó-mãe de criação, lido em diálogo com escritas de outras duas autoras negras da literatura brasileira, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus, que por sua vez, amplificam questões das vivências negro-femininas. O procedimento de leitura é de matriz afetiva e parte de figurações de espaços do corpo feminino em gestação, o procedimento metodológico que organiza a análise parte da ideia de leitura em roda (Miranda, 2019). O objetivo deste artigo é demonstrar a relação político-afirmativa partilhada tanto pela escrita literária de autoras negras brasileiras já reconhecidas quanto escritas não difundidas, que se dão no cotidiano e na intimidade de mulheres negras.


Biografia do Autor

Raphael Ribeiro da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC Rio (2020). Graduado em Estudos de Mídia (2017) pelo Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Meus interesses de pesquisa se entrecruzam entre as áreas de Letras e dos Estudos Decoloniais, mais especificamente temáticas que versam sobre os temas: Geopolítica do Conhecimeto, Feminsmos, Relações étnico-raciais; Literatura Afro-Brasileira e Afro-diaspórica (autoria de mulheres negras e sujeitos favelados); Decolonialidade; Educação popular.

Referências

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011. (Consciência em debate)

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2003. 132 p.

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2006. 120p.

FERREIRA, Joremir de Assis. Manuscritos inéditos, 2019.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo. 3. ed., São Paulo: Ediouro, 1976.

JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI-SP Editora, 2014.

FIGUEIREDO, Angela; GROSFOGUEL, Ramón. Por que não Guerreiro Ramos?: Novos desafios a serem enfrentados pelas universidades públicas brasileiras. In: Ciência e Cultura, v.59, .2, pp. 36-41, 2007.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade”. In: Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/ 93, p. 69-82, jan./jun. 1988a.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

MIRANDA, Fernanda. Silêncios prescritos: estudos de romances de autoras negras brasileiras (1859- 2006). Rio de Janeiro: Malê, 2019.

MIRANDA, Fernanda. A roda como forma de ler romancistas negras brasileiras. Disponível em: http://www.suplementopernambuco.com.br/edi%C3%A7%C3%B5es-anteriores/77-capa/2289-a-roda-como-forma-de-ler-romancistas-negras-brasileiras.html . Acessado em 12 de março de 2020.

NATÁLIA, Lívia. Literatura Negra Uterina Parte Final. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_Ksj1UYfzCE . Acessado em 10 de março de 2020.

NATÁLIA, Lívia. #selfiepoesia - lívia natália. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g7gIgE41pwg. Acessado em 10 de março de 2020.

SANTOS, Mirian Cristina dos. Intelectuais Negras: Prosa Negro-Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Malê, 2018.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

DA SILVA, Raphael Ribeiro. Por uma maternidade literária: Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Joremir de Assis de Ferreira em diálogo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 198–219, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4795. Acesso em: 28 mar. 2024.