Corpos em Escrevivência: Uma reflexão sobre o corpo e outras estratégias de resistência

Visualizações: 822

Autores

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, Literatura de resistência, Autoria feminina

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a questão da leitura e da escrita atravessadas pelo corpo feminino, como estratégia de resistência às mais variadas formas de colonialismo e dominação. Resistências que se fazem e se vivem em uma universidade composta majoritariamente por estudantes autodeclarados negros, mulheres e de famílias de baixa renda. A reflexão se faz sobre a experiência vivida no componente curricular “Seminários especiais VII: Literatura feminina negra, brasileira e africana de língua portuguesa”, em 2019, no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, localizado na cidade de Santo Amaro da Purificação. Como propósito discursivo de base tem-se as epistemologias do sul ou de enfrentamento, pois nelas se pode abrigar um espaço de escuta e de subversão ao sistema hegemônico. Na sala de aula, corpos historicamente excluídos consubstanciaram estratégias de vida e de resistência, que foram expostos em uma instalação artística. O conceito motriz da instalação foi o de “escrevivência” de Conceição Evaristo, com a pergunta norteadora: “Onde moram as mulheres negras que TE habitam?”, adaptada do prefácio escrito por Djamila Ribeiro no livro “O olho mais azul”, de Toni Morrison. A literatura de autoria feminina e negra, compreendida como instrumento de poder discursivo, é a estratégia mais assertiva de decolonização das narrativas que tornam o corpo e a condição feminina invisíveis. Ouvir esses corpos e partilhar essas leituras foi, no mínimo, abraçar mulheres que agora habitam as vozes desse texto.

Biografia do Autor

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da UFRB. Mestrado em Estudos de Linguagens (UFMS) e Doutorado em Estudos Literários (UNESP). Moro na cidade de Muritiba (BA).

Sérgio Ricardo Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Mestrado e doutorado em Geografia Humana (USP). Professor Associado do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), da UFRB.

Referências

ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Estudos feministas, Florianópolis, ano 8, v. 23, 1º sem. de 2000.

ALVES, Miriam. A Literatura Negra Feminina no Brasil – pensando a existência. Revista da ABPN, v. 1, n. 3 – nov. 2010 – fev. 2011, p. 181-189.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BAKARE-YUSUF, Bibi. Além do determinismo: A fenomenologia da existência feminina Africana. Tradução de Aline Matos da Rocha e Emival Ramos para uso didático. BAKARE-YUSUF, Bibi. Beyond Determinism: The Phenomenology of African Female Existence. Feminist Africa, Issue 2, 2003.

BRASIL. MEC/CNE. Parâmetros Curriculares. Brasília, 2001.

COLASANTI, Marina. Por que nos perguntam se existimos. In: SHARPE, Peggy (Org.). Entre resistir e identificar-se: para uma teoria da prática da narrativa brasileira de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres, 1997. p. 33-42.

EVARISTO, Conceição. Da Grafia-Desenho de minha mãe um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: ALEXANDRE, M. A. (Org.). Representações Performáticas Brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p. 16-21.

EVARISTO, Conceição. Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. Scripta, Belo Horizonte, n. 25, v. 13, 2. sem., 2009, p. 17-31.

EVARISTO, Conceição. Poemas malungos – Cânticos irmãos. Tese (Doutorado em Literatura Comparada). Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, 2011.

GOMES, Fulvio M. As epistemologias do sul de Boaventura de Sousa Santos: por um resgate do sul global. Revista Páginas de Filosofia, v.4, n.2, p. 39-54, jul./dez. 2012.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afrolatinoamericano. Caderno de Formação Política do Círculo Palmarino, São Paulo, n.1, 2011.

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MAGALHÃES, Isabel A. Diferenças sexuais na escrita: ao contrário de Diotima. In: MINGOCHO, M. T. D (Org.). Actas do Colóquio “Escrita de Mulheres”. Coimbra: Minerva, 2005. p. 9-23.

MORRISON, Toni. O olho mais azul. Tradução Manoel Paulo Ferreira, prefácio de Djamila Ribeiro e posfácio da autora. São Paulo: Companhia das Letras/TAG Curadoria, 2019.

NOGUEIRA, Walter José Fachetti. A Umbanda e seus mistérios. Santa Catarina: Clube de Autores, 2019.

OYĚWÙMI, Oyèrónké. Visualizando o corpo: teorias ocidentais e sujeitos africanos. Tradução para uso didático de Wanderson Flor do Nascimento. OYĚWÙMI, Oyèrónké. Visualizing the body: theories and African subjects. In:___. The invention of women: making na african sense of western gender discourses. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997, p. 1-30.

PEREIRA, Rodrigo da Rosa. Perspectivas femininas afro-brasileiras em Cadernos Negros (Contos): Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Miriam Alves. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, História da Literatura, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, 2016.

SCHNEIDER, Liane. Literatura de mulheres, literatura feminista ou escrita feminina: sinônimos ou áreas de tensão? Brasília: UnB, 2007.

SILVA, Ana Rita Santiago da. Literatura de autoria feminina negra: (des)silenciamentos e ressignificações. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, jan./jun. 2010, p. 20-37. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3622/2995 >. Acesso em: 13 mar. 2020.

SOIHET, Rachel. História, mulheres, gênero: contribuições para um debate. In: AGUIAR, Neuma. Gênero e Ciências Humanas: desafio às ciências desde a perspectiva das mulheres. Rio de Janeiro: Record/ Rosa dos Tempos, 1997. p. 95-114.

TEIXEIRA, Níncia C. R. B. Escrita de mulheres e a (des)construção do cânone literário na pós-modernidade: cenas paranaenses. Guarapuava: Unicentro, 2008.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

RODRIGUES DE MATOS OLIVEIRA MARTINS, Waleska; OLIVEIRA MARTINS, Sérgio Ricardo. Corpos em Escrevivência: Uma reflexão sobre o corpo e outras estratégias de resistência. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 534–560, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4814. Acesso em: 29 mar. 2024.