Estética da interseccionalidade - Uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo

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Autores

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, literatura afro-brasileira, interseccionalidade, masculinidades.

Resumo

O artigo intenta uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo, a partir  de uma bibliografia composta por teóricas da linha crítica do feminismo negro. Por meio do levantamento de recursos formais utilizados pela escritora, buscar-se-á uma possibilidade de interpretação para a constituição do sujeito negro no Brasil - mais especificamente da mulher negra e de seu silenciamento. A partir disso, moldar-se-á o conceito da “estética da interseccionalidade” com o objetivo de demonstrar como a relação interseccional entre raça, classe e gênero é utilizada pela autora enquanto recurso estético e político.

Biografia do Autor

Zé Mariano, Universidade de São Paulo - Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa

Zé Mariano (José Victor Nunes Mariano) é bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo e mestrando na área de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, pela mesma instituição, com bolsa CAPES de fomento.

Emerson Inácio

Professor associado/livre docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, desde 2006. Autor de A herança Invisível (EdUEA, 2013), co-autor de Retratos do Brasil Homossexual (EdUSP, 2010) e de Intersexualidades: Saberes e Sentidos do Corpo (O Sexo da Palavra, 2018).

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

MARIANO, Zé; INÁCIO, Emerson. Estética da interseccionalidade - Uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 466–480, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4818. Acesso em: 23 dez. 2024.