Estética da interseccionalidade - Uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo

Visualizações: 2401

Autores

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, literatura afro-brasileira, interseccionalidade, masculinidades.

Resumo

O artigo intenta uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo, a partir  de uma bibliografia composta por teóricas da linha crítica do feminismo negro. Por meio do levantamento de recursos formais utilizados pela escritora, buscar-se-á uma possibilidade de interpretação para a constituição do sujeito negro no Brasil - mais especificamente da mulher negra e de seu silenciamento. A partir disso, moldar-se-á o conceito da “estética da interseccionalidade” com o objetivo de demonstrar como a relação interseccional entre raça, classe e gênero é utilizada pela autora enquanto recurso estético e político.

Biografia do Autor

Zé Mariano, Universidade de São Paulo - Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa

Zé Mariano (José Victor Nunes Mariano) é bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo e mestrando na área de Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa, pela mesma instituição, com bolsa CAPES de fomento.

Emerson Inácio

Professor associado/livre docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, desde 2006. Autor de A herança Invisível (EdUEA, 2013), co-autor de Retratos do Brasil Homossexual (EdUSP, 2010) e de Intersexualidades: Saberes e Sentidos do Corpo (O Sexo da Palavra, 2018).

Referências

bell hooks.We real cool - black men and masculity. New York. Routledge, 2004.

bell hooks Uma estética da negritude. IN: Anseio, rala, gênero e políticas culturais. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

BENTO, Oluwa Seyi Salles. 'E foi então que eu me entendi mulher'. REVISTA CRIOULA (USP), v. 1, p. 156-166, 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/162574/158680 Acessado em 15/04/2020.

BENTO, Maria Aparecida. “Branqueamentos e branquitude no Brasil” in/ Carone, Iray

CARNEIRO, Sueli. “Gênero, Raça e Ascensão Social”. Revista Estudos Feministas, Ano 3,

CRENSHAW, Kimberlé. A Interseccionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. In:

VV.AA. Cruzamento: raça e gênero. Brasília: Unifem, 2004.

CARNEIRO, Sueli. “Mulheres em movimento”, Estudos Avançados, 17 (49), 2003

EVARISTO, C. Olhos D’água. Pallas. Rio de Janeiro, 2014.

EVARISTO, C. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. IN: Literatura Scripta, v.13, nº25, 2009

GONZALEZ, Lelia. “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. Revista Brasileira de

Ciências Sociais, Anpocs, 1984.

GONZALEZ, Lélia. “Por um feminismo Afro-latino-americano”. Caderno de Formação

Política do Círculo Palmarino, n.1, Batalha de Ideias: AfroLatinoAmérica, 2011, pp.12-

NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). ​A cultura em movimento: ​matrizes africanas e

ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008 [1980].

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

MARIANO, Zé; INÁCIO, Emerson. Estética da interseccionalidade - Uma análise do conto Ana Davenga, de Conceição Evaristo. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 466–480, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4818. Acesso em: 30 out. 2024.