Escrevivências e movimentos (auto)formativos na pesquisa por uma educação antirracista

Visualizações: 1245

Autores

  • Vaneza Oliveira Souza Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0002-6587-0256
  • Carmelia Aparecida Silva Miranda Pós-Doutora em História (Universidade de Lisboa), Portugal. Doutora em História Social (PUC). Mestre em História Social (PUC). Graduada em História (UCSAL). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do grupo de estudos em Hístória e Cultura Afro-brasileira (GEHAFRO). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos. https://orcid.org/0000-0003-1192-7744
  • Ana Lúcia Gomes da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB https://orcid.org/0000-0002-3880-3322

Palavras-chave:

Escrevivência, Experiência, Práticas pedagógicas, Raça e gênero.

Resumo

Este texto apresenta os resultados parciais de pesquisa que toma como objeto de estudo as práticas pedagógicas que tratam sobre relações étnico-raciais e de gênero em uma escola do interior baiano. Objetiva apresentar as principais experiências dos professores/as colaboradores/as sobre suas práticas pedagógicas com as temáticas em questão, bem como as principias implicações no movimento de alteração da realidade observada, experienciada e refletida, narradas na escrevivência da pesquisadora como mulher-negra-professora, que entrecruza vida-pesquisa-formação, no entrelace com a empiria resultante dos dados parciais cultivados em campo. As escolhas teórico-metodológicos valorizam os modos de produção de conhecimento das escritoras e intelectuais negras, na ciência e na literatura, a exemplo da escrevivência de Conceição Evaristo, que inspira a conceber o texto acadêmico como uma escrita-vida (EVARISTO, 2005) que não se desvencilha das experiências da pesquisadora e suas/seus colaboradoras/es da pesquisa. Nas discussões teóricas dialogamos principalmente com Conceição Evaristo (2005, 2009), Carla Akotirene (2019), bell hooks (2017), Grada Kilomba (2019) e outras/os autoras/es. Os ateliês de pesquisa e o diário de bordo da pesquisadora foram os dispositivos escolhidos na construção de dados. Os resultados evidenciam, sobretudo, que professores e professoras mostram-se abertos/as e afetados/as para processos (auto)formativos em rede colaborativa e encontram-se em movimentos de gestação de práticas pedagógicas antirracistas e antissexistas, implementando atividades que vem se ampliando ao longo do ano letivo e que precisam ser sustentadas de forma sistemática pelo coletivo. Permanece como desafio a inserção sustentada nos currículos de todas as áreas de conhecimento e componentes curriculares.

Biografia do Autor

Vaneza Oliveira Souza, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda em Educação e Diversidade, pela Universidade do Estado da Bahia, Especialisata em Neuropedagogia e Psicanálise, Graduada em Letras e Pedagogia, Professora da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, membro do grupo de pesquisa DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos.

Carmelia Aparecida Silva Miranda, Pós-Doutora em História (Universidade de Lisboa), Portugal. Doutora em História Social (PUC). Mestre em História Social (PUC). Graduada em História (UCSAL). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora do grupo de estudos em Hístória e Cultura Afro-brasileira (GEHAFRO). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos.

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFMT e líder do Grupo de Pesquisa DIFEBA.

Ana Lúcia Gomes da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFMT e líder do Grupo de Pesquisa DIFEBA. Endereço: Salvador-Bahia-Brasil. 

Referências

Capítulo de livro: ANDRADE, Nívea de; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários para as pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês, Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SUSSEKIND, Maria Luiza (Orgs.). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019.

Livro: AKOTIRENE, Carla. O que é interseccioanlidade. Belo Horizonte: Letramento; Justificando, 2018.

Livro: BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

Livro: EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

Artigo científico: COSTA, C. B. da. A escuta do outro: os dilemas da interpretação. Revista de História Oral. v. 17, n. 2, p. 47-67. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: < file:///D:/ MEUS% 20DOCUMEN TOS/Downloads/403-1305-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 13 fev 2020.

Artigo científico: EVARISTO, Conceição. Literatura negra: uma poética de nossa afro-brasilidade. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 17-31, 2º sem. 2009.

Artigo científico: EVARISTO, Conceição. Gênero e etnia: uma escre(vivência) de dupla face. In: MOREIRA, Nadilza Martins de Barros; SCHNEIDER, Liane (Org.). Mulheres no Mundo – Etnia, Marginalidade e Diáspora. João Pessoa: UFPB, Ideia Editora Universitária, 2005.

Capítulo de livro: FONTOURA, H. A. da. Analisando dados qualitativos através da tematização. In: FONTOURA, H. A. da (Org.). Formação de Professores e Diversidades Culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Coleção “Educação e Vida Nacional”. Niterói: Intertexto, 2011. p. 61-82.

Livro: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra,

Livro: HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Ed. São Paulo, 2017.

Livro: KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2019.

Artigo científico: LARROSA, Jorge B; KOHAN, Walter O. Apresentação a coleção. In: Ranciêre, Jacques RI O mestre ignorante cinco lições sobre a emancipação intelectual/Jacques Ranciêre. Tradução de Lílian do Valle 2 ed. 1ed reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. s/p.

Artigo científico: LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação.

Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011.

Livro: LIMA. Maria Nazaré Mota. Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens. Salvador: EDUNEB, 2015.

Livro: MUNANGA, Kabengele. (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília – DF. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Artigo científico: OLIVEIRA, Iris Verena; FERREIRA, Maria Jucilene Lima. Educação e diferença em tempos de incertezas. Plurais Revista Interdisciplinar. Salvador, v. 4, n. 1, p. 45-64, jan./abr. 2019.

Artigo científico: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante; SOUZA, Pascoal Eron Santos de. Ateliês de Pesquisa: Tessituras de métodos e dispositivos de pesquisa engajada em educação. In: Ateliês de Pesquisa: tecendo processos formativos da pesquisa em educação e diversidade. SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Jerônimo Jorge Cavalcante. Ateliês de pesquisa: tessituras de métodos e dispositivos de pesquisa engajada em educação. Curitiba, Paraná: Appris, 2019, p.23- 42.

Artigo científico: SILVA, Ana Lúcia Gomes da. O método cartográfico na pesquisa em educação: ateliê de pesquisa como dispositivo formativo e auto formativo. In: Anais. IV Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. Salvador (BA), 2019, p. 451-463.

Artigo científico: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; COSTA, Váldina Gonçalves da; O método cartográfico na pesquisa em educação: ateliê de pesquisa como dispositivo formativo. In: SILVA, Ana Lúcia Gomes da; COSTA, Váldina Gonçalves da; PEREIRA, Diego Carlos. Ateliês de pesquisa: formação de professores/as-pesquisadores/as e métodos de pesquisa em educação. Salvador: Eduneb, 2020 [prelo].

Livro: SILVA. Ana Célia da. A discriminação do negro no livro didático. 3.ed.- Salvado: EDUFBA, 2019.

Artigo científico: SOARES, Lissandra Vieira. MACHADO, Paula Sandrine. “Escrevivências” como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Psicologia Política. vol. 17. nº 39. pp. 203-219. mai. – ago. 2017.

Livro: SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se Negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascenção social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

SOUZA, Vaneza Oliveira; SILVA MIRANDA, Carmelia Aparecida; DA SILVA, Ana Lúcia Gomes. Escrevivências e movimentos (auto)formativos na pesquisa por uma educação antirracista. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 507–533, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4819. Acesso em: 27 abr. 2024.