O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz: a ficção como (re)escrita da História

Visualizações: 1288

Autores

  • Nara Lasevicius Carreira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

romance histórico, romance policial, Eliana Alves Cruz, literatura negra brasileira, autoras negras brasileiras.

Resumo

O presente artigo busca analisar o romance O crime do Cais do Valongo, da jornalista e escritora carioca Eliana Alves Cruz, publicado em 2018. Pretende-se com este trabalho investigar como a autora se vale de recursos históricos para construir a narrativa ficcional apresentada na obra, no entendimento de que a
História também é um discurso e, como tal, uma construção social. Assim, valendo-se da ficcionalização, apresenta-nos a personagem Muana Lomuè, uma moçambicana escravizada no Brasil, que assume a narração em primeira pessoa em boa parte do livro, um recurso formal importante, como demonstramos no artigo, para a construção rica e complexa de uma personagem negra, contrariando os estereótipos que se consolidaram acerca do negro na literatura brasileira. Com isso, defendemos também que a obra de Cruz pode ser um componente relevante para o repertório literário a ser oferecido nos currículos, orientados por uma educação antirracista. Ainda, buscamos colocar em perspectiva o uso de artifícios do gênero romance policial que contribui para tornar Muana tanto testemunha como agente da história narrada, além de pôr em relevo a noção de crime quando associada ao contexto escravista em que se
desenvolve o enredo.

Biografia do Autor

Nara Lasevicius Carreira, Universidade de São Paulo

Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (2019), com pesquisa acerca dos repertórios da literatura brasileira encontrados nos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, em perspectiva antirracista.

Referências

BLOOKS, Livraria. Entrevista com a escritora Eliana Alves Cruz. 17 de setembro de 2018. Disponível em: https://medium.com/blooks/entrevista-com-eliana-alves-cruz-d339656eb6bd. (Acesso em 10/05/2020.)

BROOKSHAW, David. Raça e cor na literatura brasileira. Porto Alegre: Editora Mercado Aberto, 1983.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. [1988] Vários escritos. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2011, p. 169-191.

CRUZ, Eliana Alves. O crime do Cais do Valongo. Rio de Janeiro: Malê, 2018.

GÄRTNER, Mariléia. Mulheres contando histórias de mulheres: o romance histórico brasileiro contemporâneo. 218f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de São Paulo, Assis, 2006.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LEAHY-DIOS, Cyana. Teorizando as questões. Educação literária como representação social. Educação literária como metáfora social. Desvios e rumos. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2000.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Porto Alegre: Taverna, 2018.

SAGAN, Carl. O caminho para a liberdade. O mundo assombrado pelos demônios. Tradução de Rosaura Eichenberg. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2006.

SLENES, Robert W. O que Rui Barbosa não queimou: novas fontes para o estudo da escravidão no século XIX. São Paulo: Estudos Econômicos, v. 13, n. 1, 1983. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ee/article/view/156721/152264 (Acessado em 11/05/2020.)

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 2006.

WISSENBACH, Maria Cristina Cortez. Cartas, procurações, escapulários e patuás: os múltiplos significados da escrita entre escravos e forros na sociedade oitocentista brasileira. Revista Brasileira de História da Educação, v. 2, n. 2 (4), 2002: Dossiê: Negros e a educação, 103-122.

Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38724 (Acessado em 11/05/2020.)

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

CARREIRA, Nara Lasevicius. O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz: a ficção como (re)escrita da História. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 105–123, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5014. Acesso em: 25 abr. 2024.