“Valentina”: outras histórias do Chocó

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Palavras-chave:

Amalia Lú Posso Figueroa, Representação de mulheres negras, Literatura feminina afro-colombiana, Literatura latino-americana contemporânea, Literatura e história.

Resumo

Resumo: Neste trabalho nos debruçamos sob o conto “Valentina”, inserido no livro Vean vé, mis nanas negras (2001), da escritora afro-colombiana Amalia Lú Posso Figueroa, a fim de verificar como as personagens negras são representadas na referida narrativa. Em sua ficção, a narradora traz à tona memórias de sua infância em Quibdó, capital do Chocó, região do Pacífico colombiano, recordando os relatos que sua babá Valentina contava sobre a resistência dos negros chocoanos em diferentes momentos da história do país. Consideramos que a relevância do referido conto está no fato de que estes acontecimentos são narrados do ponto de vista de uma mulher negra, dando voz a um grupo que foi historicamente silenciado. Acreditamos que esta ficção contribui para a desconstrução de estereótipos sobre os afrodescendentes chocoanos fomentados na sociedade colombiana. Inicialmente, refletimos sobre a literatura produzida por mulheres negras na América Latina e sua representação nas obras literárias. A seguir, apresentamos a literatura afro-colombiana e expomos um panorama histórico do Chocó. Por fim, analisamos o conto “Valentina”, investigando a caracterização das personagens negras e a recriação de acontecimentos históricos presentes na narrativa. Entre os nossos referenciais teóricos encontram-se Adichie (2019), Bernd (2007), Esteves (2010) e Evaristo (2005), entre outros.

Biografia do Autor

Ákyla Mayara Araújo Camêlo, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

É mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE). Especialista em Língua Espanhola pela Faculdade Internacional Signorelli e graduada em Letras-espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: akylamayaraaraujo@gmail.com

Isis Milreu, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

É Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Área de Conhecimento: Literatura e Vida Social), na qual também cursou o Mestrado. Possui Graduação em Letras, com habilitação em Português/Espanhol/Francês pela referida instituição. Atualmente é professora de literaturas hispânicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Coordenadora do Curso de Letras-Espanhol da mencionada universidade e professora permanente do programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da referida instituição. Em 2013 realizou o estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA), com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol e Francês); Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana contemporânea, literatura e história, literatura e cinema, literatura comparada e ensino de literatura. É vice-líder do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporânea e participa dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Abordagens de textos literários na escola e Narrativas Estrangeiras Modernas.

Referências

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Publicado

2020-09-21

Como Citar

ARAÚJO CAMÊLO, Ákyla Mayara; MILREU, Isis. “Valentina”: outras histórias do Chocó. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 440–465, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5022. Acesso em: 25 dez. 2024.