Entre a reinvenção do passado e o possível futuro: o feminino em trânsito em Hibisco roxo, de Chimamanda Adichie, e em A hora da Estrela, de Clarice Lispector

Visualizações: 442

Autores

  • Luana Silva Borges Universidade Federal de Goiás (UFG) - Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG (linha de pesquisa em Mídia e Cultura). https://orcid.org/0000-0003-1602-6048

Palavras-chave:

, Escrita de si, Clarice Lispector, Macabéa, Chimamanda Adichie, Kambili

Resumo

Neste texto, de veia ensaística, fecundam-se alguns corpos femininos e seus enredos: a autora que lhes escreve se entrelaça, num campo interpretativo acerca das subjetividades fronteiriças, a duas protagonistas da lavra romanesca da brasileira Clarice Lispector e da nigeriana Chimamanda Adichie. O objetivo é compreender, a partir da teoria do Romance e dos Estudos Feministas, a constituição das seguintes personagens: Kambili, protagonista da obra Hibisco roxo, de Adichie; e Macabéa, heroína de A hora da estrela, de Lispector. Observou-se, a partir da análise destas actantes, que a “escrita de si” – teorizada por Margareth Rago – faz-se presente na constituição dos romances em questão. Pela análise comparativa entre Kambili e Macabéa, concluiu-se que ambas vivem em um presente marcado por “coisas de não”; marcado pela luta por se fazer existir em uma sociedade que lhes interdita a vida. Sendo assim, deslocadas subjetivamente em um “hoje” que não lhes é favorável, elas têm de procurar ressignificá-lo: no caso de Kambili, a (re)existência se faz a partir de uma atualização e de uma vivificação de sua ancestralidade; já Macabéa, desprovida deste passado ancestral, busca-se na invenção esperançosa de um futuro. O ensaio dedica-se, pois, à compreensão destes deslocamentos entre passado e futuro que, no plano ficcional, são garantidores subversivos às personagens.

Biografia do Autor

Luana Silva Borges, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG (linha de pesquisa em Mídia e Cultura).

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa de Mídia e Cultura, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG. Graduada em Comunicação Social | habilitação em Jornalismo pela mesma instituição. Foi professora, entre os anos de 2016 e 2018, da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, onde ministrou disciplinas nas áreas de Produção de Texto, Jornalismo Cultural e Literatura. Com dissertação intitulada "Corpos ex-cêntricos: o feminino e a linguagem em A cidade sitiada e em A hora da estrela, de Clarice Lispector", enveredou-se pela teoria do romance, bem como pelos estudos de gênero e história das mulheres. Seu foco de pesquisa atual é a prática do Jornalismo Literário e suas articulações com o gênero romanesco. Tem experiência profissional na área de jornalismo impresso, assessoria de imprensa e jornalismo literário.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Hibisco roxo. Trad. Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma única história. 2009. Disponível em: https://www.geledes.org.br/chimamanda-adichie-o-perigo-de-uma-unica-historia/. Acessado em 06 de julho de 2019.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. 6. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2010.

BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al. Análise estrutural da narrativa: pesquisas semiológicas. Trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. Petrópolis: Vozes, 1972.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Participando do debate sobre mulher e violência. In: CHAUÍ, Marilena; CARDOSO, Ruth; PAOLI, Maria Célia (Orgs.). Perspectivas antropológicas da mulher. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. v. 4, p. 25-62.

DAVIS, Angela. Mulheres, cultura e política. Trad. Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2017.

DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2008. p. 11-16.

GENETTE, Gerard. Discurso da narrativa: ensaio de método. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcádia, 1972.

HELENA, Lucia. Nem musa, nem medusa: itinerários da escrita em Clarice Lispector. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2006.

LERNER, Julio. Clarice Lispector, essa desconhecida... . São Paulo: Via Lettera, 2007.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

RAGO, Margareth. Escritas de si, Parrésia e feminismos. In: VEIGA-NETO,A.; CASTELO BRANCO, G. (orgs). Foucault, filosofia e política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p.251-267. Disponível em: https://www.academia.edu/13316517/Escrita_de_si_parresia_e_feminismos. Acessado em 04 de julho de 2019.

STUCCHI, Denise. Processos de subjetivação no contexto urbano, significados a partir do texto literário A hora da estrela, de Clarice Lispector. 105f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

BORGES, Luana Silva. Entre a reinvenção do passado e o possível futuro: o feminino em trânsito em Hibisco roxo, de Chimamanda Adichie, e em A hora da Estrela, de Clarice Lispector. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 234–260, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5091. Acesso em: 29 mar. 2024.