Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres

Visualizações: 966

Autores

  • Josane Silva Souza Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Representações (UESC). https://orcid.org/0000-0003-2006-926X

Palavras-chave:

Representação, Razão negra, Literatura, Insubmissas lágrimas de mulheres.

Resumo

A literatura, apesar de não possuir compromisso com a realidade, vem servindo como recurso, altamente efetivo, para albergar modos e costumes de uma sociedade. E é esse o artifício com o qual contamos para entender, a partir de que lugar, a escrita feita por pessoas negras revoluciona e preserva nossas expressões culturais e históricas. Desse modo, eu proponho discutir, neste artigo, o entrecruzamento entre história e ficção no conto “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, da escritora Conceição Evaristo (2016), levando em conta, a partir do texto ficcional, como as histórias e memórias de pessoas negras foram necrosadas pelo processo de escravidão e como é possível redimensionar nossas experiências, como sujeitos que caminham para outra história possível. Para tanto, pretendo, inicialmente, fazer uma contextualização dos espaços e histórias que assentaram a produção literária da coletânea de contos “Insubmissas lágrimas de mulheres”, publicada pela primeira vez em 2011. Para embasar, teoricamente, a análise do conto, tomo como referência principal os autores Stuart Hall (2016), com o livro “Cultura e representação” e Achille Mbembe (2014), com o livro “Crítica da Razão Negra”. Essa decisão se sustenta, especialmente, a partir das reflexões que ambos fazem em suas obras a respeito da existência do sujeito negro.

Biografia do Autor

Josane Silva Souza, Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Representações (UESC).

Professora Assistente/Visitante, com Dedicação Exclusiva, na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Graduada em Letras com habilitação em Língua Espanhola e Literaturas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia. É coordenadora do Projeto de Pesquisa AS CULTURAS NEGRO-HISPÂNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL e integrante do Grupo de Pesquisa PROELE - Formação de Professores de Espanhol da Bahia. Foi integrante por dois anos do Projeto Afro-descendência: A representação do negro na Literatura Brasileira e a produção de escritores (as) afro-descendentes e africanos de língua portuguesa na contemporaneidade financiado pelo PIBID - Programação Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Pesquisa a representação de negros nos livros didáticos de língua espanhola, além de promover eventos voltados para a valorização e afirmação das culturas negras. Integrou a equipe de organização das Conferências Municipais e Estadual de Educação pelo Fórum Estadual de Educação.

Referências

ALVES, Odailta. Letras Pretas. 1ª. Ed. Recife: Edição Independente, 2019.

DAVIS, Angela. Uma autobiografia. São Paulo: Boitempo, 2019.

EVARISTO, Conceição. É preciso questionar as regras que me fizeram ser reconhecida apenas aos 71 anos. 2018. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43324948> Acesso em 13 de maio. 2020

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. 2. ed. Rio de Janeiro: Malê, 2016.

EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo: “Não leiam só minha biografia. Leiam meus textos”. Brasil de Fato. 2018. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2018/11/20/conceicao-evaristo-nao-leiam-so-minha-biografia-leiam-meus-textos> Acesso em 15 de mar. 2020

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza edições, 2003.

HALL, Stuart. Cultura e representação. PUC-Rio; Apicuri: Rio de Janeiro, 2016.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. In SOVIK, Liv (Org.). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

LEE, Harper. O sol é para todos. 13ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Editora Antígona, 2014.

OBAMA, Michele. Minha História. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

PAIVA. Minas Gerais concentrava a maior população de negros no século XVIII. 2010. Disponível em: < http://antigo.acordacultura.org.br/acao/programa/minas-gerais>. Acesso em 13 de maio. 2020.

SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência – poesia, grafite, música, dança: hip-hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala: Quito, 2009. Disponível em < http://www.flacsoandes.edu.ec/interculturalidad/wp-content/uploads/2012/01/Interculturalidad-estado-y-sociedad.pdf >

Downloads

Publicado

2020-09-21

Como Citar

SILVA SOUZA, Josane. Representação e razão negra em Conceição Evaristo: insubmissas lágrimas de mulheres. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 24, p. 63–84, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5098. Acesso em: 25 abr. 2024.