A representação da mulher na construção da nação moçambicana em O Alegre Canto da Perdiz
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literatura moçambicana, Paulina Chiziane, nação, mito, alegoriaResumo
Em O Alegre Canto da Perdiz (2008), o recurso a imagens míticas para tentar explicar o processo de construção da nação é frequente. Aqui, as representações femininas estereotipadas usadas pela autora deixam evidente a perspectiva necessariamente subjetiva quando se trata da construção da nação moçambicana. Para começar, faremos uma reflexão sobre a construção da nação moçambicana a partir do olhar do colonizador. Em seguida, abordaremos a questão da perpetuação da herança colonialista. Para conduzir a nossa análise, usaremos os conceitos trazidos por Hooks (2015), Macedo e Amaral (2005), Davis (2016), Barbosa e Secco (2014), e Oyewumi (1997). A nossa análise nos permitirá entender como a autora procura desconstruir as imagens tradicionalmente associadas ao processo de construção da identidade nacional apropriando-se da voz do passado colonial, para nos trazer um olhar renovado, usando uma perspectiva feminina e descolonial.
Referências
BARBOSA DE MEDEIROS, Claudia. TINDÓ SECCO RIBEIRO Carmen Lúcia. O Alegre Canto do corpo feminino e suas notas dissonantes. Revista Graphos, vol. 16, n° 1, 2014, UFPB/PPGL.
CHIZIANE, Paulina. O Alegre Canto da Perdiz. Porto : Caminho, 2008.
DAVIS, Angela. Femmes, race et classe. Paris : Des femmes-Antoinette Fouque, 2016.
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MACEDO, Ana Gabriela. AMARAL, Ana Luísa. Dicionário da crítica feminista. Porto: Edições afrontamento, 2005.
MEMMI, Albert. Portrait du colonisé précédé du portrait du colonisateur. Paris: Éditions Payot, 1973.
OYEWUMI, Oyeronke. The invention of women: making an African sense of western gender discourses. London: University of Minnesota, 1997.
WALTER, Benjamin. Sur le concept de l’Histoire. Paris : Payot, 2013.
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