A representação da mulher na construção da nação moçambicana em O Alegre Canto da Perdiz

Visualizações: 502

Autores

Palavras-chave:

literatura moçambicana, Paulina Chiziane, nação, mito, alegoria

Resumo

Em O Alegre Canto da Perdiz (2008), o recurso a imagens míticas para tentar explicar o processo de construção da nação é frequente. Aqui, as representações femininas estereotipadas usadas pela autora deixam evidente a perspectiva necessariamente subjetiva quando se trata da construção da nação moçambicana. Para começar, faremos uma reflexão sobre a construção da nação moçambicana a partir do olhar do colonizador. Em seguida, abordaremos a questão da perpetuação da herança colonialista. Para conduzir a nossa análise, usaremos os conceitos trazidos por Hooks (2015), Macedo e Amaral (2005), Davis (2016), Barbosa e Secco (2014), e Oyewumi (1997). A nossa análise nos permitirá entender como a autora procura desconstruir as imagens tradicionalmente associadas ao processo de construção da identidade nacional apropriando-se da voz do passado colonial, para nos trazer um olhar renovado, usando uma perspectiva feminina e descolonial.

Biografia do Autor

Pauline Champagnat, Universidade de Rennes 2/ERIMIT (França)

Doutora em Literatura pela Universidade de Rennes 2 (França).

Referências

BARBOSA DE MEDEIROS, Claudia. TINDÓ SECCO RIBEIRO Carmen Lúcia. O Alegre Canto do corpo feminino e suas notas dissonantes. Revista Graphos, vol. 16, n° 1, 2014, UFPB/PPGL.

CHIZIANE, Paulina. O Alegre Canto da Perdiz. Porto : Caminho, 2008.

DAVIS, Angela. Femmes, race et classe. Paris : Des femmes-Antoinette Fouque, 2016.

HOOKS, Bell. Ne suis-je pas une femme ? Femmes noires et féminisme. Editions Cambourakis, 2015.

MACEDO, Ana Gabriela. AMARAL, Ana Luísa. Dicionário da crítica feminista. Porto: Edições afrontamento, 2005.

MEMMI, Albert. Portrait du colonisé précédé du portrait du colonisateur. Paris: Éditions Payot, 1973.

OYEWUMI, Oyeronke. The invention of women: making an African sense of western gender discourses. London: University of Minnesota, 1997.

WALTER, Benjamin. Sur le concept de l’Histoire. Paris : Payot, 2013.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

CHAMPAGNAT, Pauline. A representação da mulher na construção da nação moçambicana em O Alegre Canto da Perdiz. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 88–101, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5181. Acesso em: 19 nov. 2024.