(Des)alientação dos corpos desviantes: a dialética da in/exclusão e seus desdobramentos no contexto escolar

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Autores

Palavras-chave:

educação inclusiva, Machado de Assis, tecnologia política do corpo, in/exclusão.

Resumo

Este estudo teórico analisa questões referentes à dialética da in/exclusão e seus desdobramentos no contexto escolar a partir da análise da obra O Alienista, de Machado de Assis. Com base nos conceitos de Foucault (2008; 2012; 2014) acerca da tecnologia política do corpo e materialidade do discurso nas relações de saber e poder, são esquadrinhados os conceitos de in/exclusão, normalização e medicalização dos corpos para fins de enquadramento social. Optou-se por um bricoleur metodológico fazendo uso da obra machadiana para elucidar questões como desvio padrão, saber e poder, exclusão e enquadramento das deformidades do corpo, visto que o personagem principal do conto, Simão Bacamarte, buscava por meio de seus conhecimentos médicos detectar possíveis desvios de condutas sociais. Por fim, entendemos que mesmo diante da diversidade humana ainda persiste a tentativa de (des)alienação e a dialética da in/exclusão no espaço escolar, bem como a segregação de corpos considerados desviantes.

Biografia do Autor

Vanessa Goes Denardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e licenciada em Letras. Professora da Faculdade Estácio Florianópolis e Centro Universitário Municipal de São José.

Carolline Septimio Limeira

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade Estácio Castanhal.

Letícia Carneiro da Conceição, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Pará – UFPA).

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Publicado

2021-01-21

Como Citar

GOES DENARDI, Vanessa; SEPTIMIO LIMEIRA, Carolline; CARNEIRO DA CONCEIÇÃO, Letícia. (Des)alientação dos corpos desviantes: a dialética da in/exclusão e seus desdobramentos no contexto escolar. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 311–331, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5205. Acesso em: 21 nov. 2024.