O Corpo em explosão na Literatura Cearense: Uma Análise de Discurso Pornográfico em “A Gota Delirante”, de Moreira Campos
Visualizações: 693Palavras-chave:
Gota delirante, Moreira Campos, Pornografia.Resumo
As relações entre corpo e sexualidade, desde os anos de 1980 estão em pauta em pesquisas em várias do conhecimento como saúde, fisiologia, psiquiatria e ciências humanas, nesse sentido não seria diferente esse empreendimento também na área da linguagem. Assim, este artigo objetiva analisar o corpo em explosão na literatura cearense de Moreira Campos, mais especificamente no conto “A Gota Delirante”, compreendendo as relações intrínsecas entre as zonas canônica, tolerada e interdita cunhadas pela Análise de Discurso Pornográfica de Dominique Maingueneau (2010) Para tanto, toma-se como referencial teórico-metodológico o Discurso Pornográfico, de Dominique Maingueneau, além do diálogo profícuo entre os trabalhos de Silva (2019), Pieper (2012) e Melo (200 As principais conclusões apontam para a necessidade de compreensão efetiva das práticas sexuais marginalizadas, principalmente àquelas que são temas recorrentes em obras literárias.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CAMPOS, José Maria Moreira. Dizem que os cães vêem coisas. Fortaleza: Edições UFC, 1987.
GODOY, Márcia Helena Franco Santos; RODRIGUES, Marlon Leral. Discurso e Tabu: Uma análise do(sem-) sentido do incesto consentido. Web Revista Discursividade, v. 1, n. 12, n.p., 2013. Disponível em: http://discursividade.cepad.net.br/EDICOES/12.1/Arquivos/godoyrodrigues.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
LIMA, Elizabete Sampaio Alencar. Nas sendas da criação literária de Moreira Campos: edição genética e estudo crítico-filológico de contos inéditos do autor. 2016. 215f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/26444/1/Elisabete%20Sampaio%20Alencar%20Lima.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.
MAINGUENEAU, Dominique. O Discurso Pornográfico. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
MELO, Terezinha Alves. Dizem que os cães vêem coisas: o transitar dos manuscritos. 2009. 144f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, 2009. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3262/3/2009_DIS_TAMELO.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
PIEPER, Elza Carolina Beckman. Uma análise discursiva da obra Não tenho culpa que a vida seja como ela é, de Nelson Rodrigues. 2012. 87f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/596/1/ElzaCarolinaBeckmanPieper.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
SEVEGNANI, Maíra. Assim se inventa um pôrno: as mulheres e o discurso pornográfico em cena. 2018. 159f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/198771/PLLG0743-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 09 jul. 2020.
SILVA, Antonio Edson Alves da. Hilda Hilst e o Caderno Rosa de Lori Lamby: uma análise de discurso pornográfico. Revista Interfaces, v. 10, n. 9, p.175-193, 2019. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6102/4382. Acesso em: 10 jul. 2020.
SILVA, Marilde Alves da. A tensividade na tradução intersemiótica de contos de Moreira Campos para quadrinhos. 2018. 222f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32847. Acesso em: 09 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).