A Casa da Água, de Antonio Olinto: mitos e corpos femininos no espaço da diáspora africana

Visualizações: 428

Autores

Palavras-chave:

Antonio Olinto, A Casa da Água, Mitologia dos Orixás, corpo, espaço

Resumo

Antonio Olinto tece as narrativas que se entrecruzam na representação da mulher da diáspora, em sua obra mais célebre, a trilogia Alma da África (OLINTO, 2007), que principia com o romance A Casa da Água (OLINTO, 2007. (1)), publicado inicialmente em 1969. Olinto evidencia a experiência feminina e a importância fundamental da família matrifocal, tanto dentre os brasileiros retornados e seus descendentes quanto na sociedade tradicional africana. A figura da matriarca é fundamental à descolonização dos países africanos e à reorganização das sociedades que surgiram e resistiram a partir dos escravizados e seus descendentes. Remontando às míticas iyabás, a um só tempo, deusas e rainhas da cultura orixaísta, este estudo tem por apoio autores como Linda Hutcheon, que analisa o romance pós-moderno; Carl Gustave Jung e suas reflexões sobre os arquétipos e, finalmente, Eleázar Meletínski, dentro de seus estudos sobre as mitopoéticas, aproximando o romance de Olinto das narrativas míticas orixaístas, correntes na cultura afroperspectivista.

Biografia do Autor

José Ricardo da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente, realiza doutorado na Área de Estudos de Literatura, em Pós-Colonialismo e Identidades, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui mestrado na área de Estudos de Literatura, em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS / 2016); especialização em Linguagem e Docência pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA / 2014) e graduação em Letras, com habilitação em Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA / 2013). Seus interesses de pesquisa atuais situam-se em torno dos seguintes temas: cultura e literatura pós-coloniais e identidades; poéticas da diáspora afro-brasileira, metodologia e técnica de pesquisa aplicadas, mitologia comparada e poéticas orais. 

Referências

ALBUQUERQUE, João Lins de. Antônio Olinto: memórias póstumas de um imortal. São Paulo: Editora de Cultura, 2009.

OLINTO, Antônio. Brasileiros na África - ensaio sócio-político. Rio de Janeiro: Edições GRD, 1964.

OLINTO, Antônio. A casa da água. Trilogia Alma da África, vol. 1. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

OLINTO, Antônio. O Rei de Keto. Trilogia Alma da África, vol. 2. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

OLINTO, Antônio. Trono de Vidro. Trilogia Alma da África, vol. 3. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

HAMILTON, Russel. A literatura dos PALOP e a teoria pós-colonial. Rio de Janeiro: Revista Via Atlântica, n. 3, dezembro de 1999.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: História, teoria, ficção. Trad. de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JUNG, Carl Gustave. O espírito na arte e na ciência. Trad. de Maria de Moraes Barros. 8ª ed., Petrópolis (RJ): Vozes, 2013.

JUNG, Carl Gustave. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Trad. de Maria Luiza Appy e Dora Mariana R. Ferreira da Silva. 11ª ed., Petrópolis (RJ): Vozes, 2014

MELETÍNSKI, Eleázar. M. A Poética do Mito. Trad. de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1987.

MURRAY, Stephen O. Homosexuality in “Traditional” Sub-Saharan Africa and Contemporary South Africa. S.D. Disponível em: http://semgai.free.fr/doc_et_pdf/africa_A4.pdf. último acesso em 23 de julho de 2018.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PRANDI, Reginaldo. Segredos Guardados: Orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SOYINKA, Wole. Death and the King’s Horseman. In: GIKANDI, S. (ed.) Death and the King’s Horseman – A Norton Critical Edition. W. W. Norton and Company. New York. London. 2003.

MCCLINTOCK, Anne. The Angel of Progress: Pitfalls of the term ‘postcolonial’. In: CHRISMAN, L.; WILLIAMS, P. (Org.). Colonial discourse and postcolonial theory: a reader.London: Harvester, 1994.

CHIZIANE, Paulina. Ventos do Apocalipse. 2ª ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2006.

CHIZIANE, Paulina. O Sétimo Juramento. 3ª ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2008.

COSTA, José Ricardo da. Opaxorô, o cetro dos ancestrais: mimese e mito na representação de mundo afro-gaúcha. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

DA COSTA, José Ricardo. A Casa da Água, de Antonio Olinto: mitos e corpos femininos no espaço da diáspora africana. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 123–144, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5287. Acesso em: 28 mar. 2024.