O caleidoscópio espacial no romance histórico Cabocla (1949), de Ribeiro Couto.

Visualizações: 500

Autores

Palavras-chave:

Jerónimo, Zuca, cabocla, espaço, belo.

Resumo

O caleidoscópio espacial, ainda, é um enigma para analisar as características do belo estético. O romance histórico Cabocla (1949), de Ribeiro Couto, traz as características do belo por meio do espaço da narrativa. Neste artigo, analisaremos como é o olhar do protagonista Jerónimo para o caleidoscópio do belo que se encontra nos espaços imanente, idílico e romântico, com o propósito de compreender a existência. Baseamo-nos nos estudos do belo de Kant (2005), Weiskel (1994) e Schopenhauer (2003), bem como no conceito de descrição imagética de Careri (2014) que destaca a presença da referência simbológica. Usando uma linguagem simbológica, explicaremos como o belo inefável está presente nos fenômenos mínimos que encantam a vida bucólica dos personagens, a partir da visão cronotópica. Na visão de Jerónimo, percebemos que as recorrências do belo são imagens discursivas, organizadas por adjetivos, paisagens naturais e personificação dos seres.

Biografia do Autor

John David Peliceri da Silva, Unesp

Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pelo IMES-FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Catanduva), Bacharel em Direito, Mestre em Letras pela UNESP / FCL de Assis-SP e Doutorando em Letras pela UNESP / IBILCE.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. Trad. de Frederico Bonaldo. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

COUTO, Ribeiro. Cabocla. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1949.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. 2º edição. Trad. Valério Rohden e Antônio Marques. São Paulo: Forense Universitária, 2005.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. 7ª edição. Trad. de Paulo Neves. Lisboa: Vega, 2009 (Coleção Passagens).

SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier. Um estudo da descrição, da narração e da dissertação do ponto de vista da organização temporal. Interciência. n. 3, p. 43-58. 2004.

WEISKEL, Thomas. O sublime romântico. Trad. Patrícia Flores da Cunha. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

PELICERI DA SILVA, John David. O caleidoscópio espacial no romance histórico Cabocla (1949), de Ribeiro Couto. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 432–453, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5319. Acesso em: 29 mar. 2024.