O caleidoscópio espacial no romance histórico Cabocla (1949), de Ribeiro Couto.
Visualizações: 603Palavras-chave:
Jerónimo, Zuca, cabocla, espaço, belo.Resumo
O caleidoscópio espacial, ainda, é um enigma para analisar as características do belo estético. O romance histórico Cabocla (1949), de Ribeiro Couto, traz as características do belo por meio do espaço da narrativa. Neste artigo, analisaremos como é o olhar do protagonista Jerónimo para o caleidoscópio do belo que se encontra nos espaços imanente, idílico e romântico, com o propósito de compreender a existência. Baseamo-nos nos estudos do belo de Kant (2005), Weiskel (1994) e Schopenhauer (2003), bem como no conceito de descrição imagética de Careri (2014) que destaca a presença da referência simbológica. Usando uma linguagem simbológica, explicaremos como o belo inefável está presente nos fenômenos mínimos que encantam a vida bucólica dos personagens, a partir da visão cronotópica. Na visão de Jerónimo, percebemos que as recorrências do belo são imagens discursivas, organizadas por adjetivos, paisagens naturais e personificação dos seres.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. Trad. de Frederico Bonaldo. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.
COUTO, Ribeiro. Cabocla. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1949.
KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. 2º edição. Trad. Valério Rohden e Antônio Marques. São Paulo: Forense Universitária, 2005.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. 7ª edição. Trad. de Paulo Neves. Lisboa: Vega, 2009 (Coleção Passagens).
SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do Belo. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier. Um estudo da descrição, da narração e da dissertação do ponto de vista da organização temporal. Interciência. n. 3, p. 43-58. 2004.
WEISKEL, Thomas. O sublime romântico. Trad. Patrícia Flores da Cunha. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).