(Inter)Textualidades e Narrativa
Visualizações: 737Palavras-chave:
Intertextualidade, narrativasResumo
Partindo dos pressupostos enunciados por Gérard Genette em Palimpsestes. La littérature au second degré, entre outros, o volume 3, N.º 26 da revista REVELL pretende tratar o modo como o conceito de intertextualidade se tem vindo a alargar e a intensificar, numa pluralidade de aplicações e formas que exigem o redimensionamento e o reequacionamento das estratégias usadas na construção dos mundos narrativos e das personagens que os povoam.
Com efeito, os nós intertextuais e os laços intermundos exigem cada vez mais a crescente ativação da enciclopédia de quem lê, de forma a permitir a plena concretização dos sentidos das narrativas.
Áreas temáticas
- Intertexualidade e figuração da personagem
- Intertextualidade e construção de mundos possíveis/ narrativas não naturais
- Intertextualidade e fenómenos metaléticos
- Intertextualidade(s) interartística(s)
Referências
ALBER, Jan Alber e HEINZE, Rüdiger, Unnatural Narratives – Unnatural Narratology. Berlin/New York: De Gruyter, 2011.
ALBER, Jan Alber, Unnatural narrative. Impossible worlds in fiction and drama. Lincoln, Nebraska: University of Nebraska Press, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Rabelais and His World. Trans. Hélène Iswolsky. Bloomington: Indiana University Press, 1984.
BARTHES, Roland. S/Z. Paris: Seuil, 1970.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. Lisboa: Edições 70, 1997.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
EDER, Jens.; JANNADIS, Fotis. e SCHNEIDER, Ralf. Characters in Fictional Worlds. Understanding Imaginary Beings in Literature, Film and Other Media. Berlin/New York: De Gruyter, 2010
FURTADO, José Afonso. Os Livros e as Leituras – Novas Ecologias da Informação. Lisboa: Livros e Leituras, 2000.
GENETTE, Gerard. Palimpsestes. La littérature au second degré. Paris: Seuil, 1982.
JENNY, Laurent. “A estratégia da forma”. Poétique (Intertextualidades, trad. Rocha, Clara Crabée), nº 27, Coimbra, 1979 (1976).
KRISTEVA, Julia. Recherches pour une sémanalyse. Paris: Seuil, 1969.
PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. (Textos estabelecidos e prefaciados por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho). Lisboa: Ática, 1996.
RICHARDSON, Brian. Unnatural Voices. Extreme Narration in Modern and Contemporary Fiction. Columbus, Ohio: The Ohio State University Press, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).