Coxas de Roberto Piva: ars erotica & solidão
Visualizações: 700DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i28.5761Palavras-chave:
Roberto Piva, ars erotica, transgressão, literatura, vida.Resumo
Este texto realiza uma leitura do livro Coxas: sex fiction & Delírios, de Roberto Piva, publicado primeiramente em 1979 e depois em 2006, em Obras reunidas, organizadas por Alcir Pécora. Partindo dos conceitos de “Ars erotica”, de Michel Foucault (2012), “política dos anormais”, de Beatriz Preciado (2011) e de performatividade, de Judith Butller (2008), percorremos a linguagem transgressora da poética de Piva. Em Coxas, o homoerotismo ou a sexualidade transgressiva assume as feições do fazer poético, o que se equivale à busca pelo conhecimento e erudição como maneira de empreender, como diz o poeta, a “destruição maravilhosa do Caráter”. Nesse sentido, o anárquico sincretismo brasileiro de Piva radicaliza as visões de Oswald de Andrade, redefinindo a antropofagia em sexualidade transgressiva . Essa abordagem traz novas possibilidades de pensar relações entre literatura e vida, em que um esforço existencial luta e se debate para não ser sufocado pela normalidade triunfante.
Referências
ANDRADE, Mário. Poesias completas. 3. Ed. São Paulo: Martins; Brasília, INL, 1972.
ANDRADE, Oswald. A Utopia Antropofágica. São Paulo; Globo, 2001, 3ª edição.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Sheibe. Porto Alegre: L&PM, 2013.
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Trad. Sérgio Pachá. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.
BROWN, Norman Oliver. Life Against Death: the psychoanalytical meaning of History. Connectcut: Wesleyan University, 1985.
BUTLER, Judith. “Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo””. In _____. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
FOUCAUT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2001.
FOUCAUT, Michel _. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007. LOURO, Guacira Lopes . Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MORAES. Eliane Robert. “A cintilação da noite”. In: Mala na mão e asas pretas. Obras reunidas Vol. 2. (Org) Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2006.
PAZ, Octavio “Os reinos de Pã”. In: ___. A chama dupla. Amor e erotismo. Lisboa: Assírio & Alvim, 1995. p. 9-22.
PAZ, Octavio. “A dialética da solidão”. In: ___. O labirinto da solidão. São Paulo: Cosac Naify, 2014. p.189-204.
PÉCORA, Alcir. “Nota do organizador”. In: Um estrangeiro na Legião. Obras reunidas. Vol. 1 (Org) Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2005.
PIVA, Roberto. Um estrangeiro na Legião. Obras reunidas. Vol. 1 (Org.) Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2005.
PIVA, Roberto. Mala na mão e asas pretas. Obras reunidas Vol. 2. (Org.) Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2006.
PIVA, Roberto. Estranhos sinais de Saturno. Obras reunidas. Vol.3. (Org.) Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2008.
PRECIADO, Beatriz. “Multidões Queer: notas para uma política dos anormais”. Estudos Feministas, V. 19 p. 11-20, Florianópolis, jan-abril, 2011;
PRECIADO, Beatriz. Manifesto Contrassexual. Trad. Maria Paula Gurgel Ribeiro., São Paulo, N-1 Edições: 2014.
WILLER, Claudio. “Uma introdução à leitura de Roberto Piva”. In: Um estrangeiro na Legião. Obras reunidas. Vol. 1 (Org) Alcir Pécora. São Paulo: Globo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).