Dos espaços do corpo ao corpo no espaço: literatura e cultura

Visualizações: 6539

Autores

  • Susanna Busato Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sandra Assunção Université Paris Nanterre

Palavras-chave:

corpo, cultura, escrita, literatura, história.

Resumo

O corpo é uma incógnita. Descrevê-lo é lidar com a experiência de ser corpo, um organismo que ocupa um lugar e vive uma experiência. Esse corpo pensa e sente. Esse corpo escreve e é inscrito na cultura. Não se aparta da história porque é fruto da história; seu tempo é seu silêncio; seu espaço é seu grito. Na literatura o corpo é a expressão de uma linguagem, de um gesto, de uma experiência. Ocupar o espaço desenhado na palavra é sair do anonimato, o tempo da experiência em que no casulo se encontrava. Ser  linguagem é estar presente. Na literatura o corpo ganha presença na palavra. Construído no discurso poético, o corpo emerge como presença imagética. Encontra no discurso sua referência e permite apontar o outro ausente: ele mesmo, que ecoa da história sua origem e sua trajetória. Sendo familiar e estranho ao mesmo tempo, o corpo pode ser objeto ou sujeito da escritura. Ele vive a alteridade. É o corpo simbólico que fala; é a imagem do corpo que responde. É o que vive, no âmbito da cultura,  a submissão e também a recusa aos paradigmas. Vive o encantamento e o espanto; a força da violência e a do violador. O corpo em trânsito, em fuga, em busca; o corpo migrante, o corpo político; o corpo humano e suas conotações de gênero; o corpo-memória e a memória do corpo; o corpo da palavra e sua presença-escritura a dar ao corpo do outro uma voz. Eis o que este dossiê deseja: oferecer espaço para estudos que tenham o corpo como objeto ou como sujeito na literatura; que se debrucem sobre as formas do corpo na cultura, seus desvãos, seus trajetos, seus silêncios, suas coreografias, seus desejos, sua clandestinidade. Já dissera Gérard Genette que a literatura é “aquele campo plástico, aquele espaço curvo onde as relações mais inesperadas e os encontros mais paradoxais são, em cada instante, possíveis”. Em outras palavras, a literatura é o lugar dos diálogos possíveis, por exemplo, entre cultura, história, psicanálise e religião, para citar os espaços em que o corpo se forma e caminha como pode na sua lenta metamorfose ao longo do tempo e do espaço.

Biografia do Autor

Susanna Busato, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho


rofessora Assistente-doutor da Área de Literatura Brasileira no Curso de Licenciatura em Letras (disciplinas de Poesia Brasileira II e Literatura Infantojuvenil); e no Curso de Pedagogia (disciplina de Literatura Infantil), na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho. Na pós-graduação ministra a disciplina de "Vertentes e Expressões da Literatura Brasileira" e "Literatura Brasileira: linhas de força e tensão" (com ênfase na poesia contemporânea). Atua na Pós-Graduação em Letras na linha de pesquisa "Perspectivas Teóricas no Estudo da Literatura". Seu projeto de pesquisa atual: "Espaços moventes e vozes mutantes na poesia brasileira moderna e contemporânea". É líder do grupo de pesquisa GEP, Grupo de Estudos de Poesia, cadastrado no CNPq. Como poeta, é autora de dois livros de poesias: "Corpos em Cena", livro de poesias publicado pela Editora Patuá em 2013, finalista do 56º Prêmio Jabuti de Literatura, categoria poesia, em 2014; e de "Moldura de Lagartas", Selo Demônio Negro, 2020. 

Sandra Assunção, Université Paris Nanterre

Professora Adjunta de Literatura e Cultura Brasileiras no Departamento de estudos lusófonos da Université Paris Nanterre. Doutora em Estudos Lusófonos pela Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 e Universidade de São Paulo (cotutela). Possui Graduação em Letras com habilitação em Língua portuguesa e Língua francesa pela Universidade de São Paulo (2001), Mestrado em Estudos lusófonos pela Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (2003). Pesquisadora de literatura brasileira, abordando os temas literatura e migração; literatura e memória; margem e periferia; poéticas da infância. (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

2021-01-21

Como Citar

BUSATO, Susanna; ASSUNÇÃO, Sandra. Dos espaços do corpo ao corpo no espaço: literatura e cultura. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 25, p. 11–18, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5830. Acesso em: 28 mar. 2024.