Uma leitura sobre os poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade

Visualizações: 700

Autores

  • Cleber Bicicgo Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Poemas eróticos, Leitura, Metáfora, Mediação, Memória.

Resumo

O texto propõe um olhar sobre o livro Poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade (1987), escrito pela crítica Rita de Cassia Barbosa, lançado pela Série Princípios. A obra reúne 09 dos 39 poemas que compõem o livro O amor natural (1992), coletânea de poemas eróticos escritos por Drummond entre 1975 e 1985. O livro foi escolhido pelo modo como a crítica literária lê os poemas eróticos de Drummond. Um tipo de análise que se constitui “a partir da penetração nos poemas”. Ao empregar a palavra penetração funcionando como metáfora para a leitura, instaura-se uma relação entre os poemas, a crítica e o leitor. A penetração é conjunturalmente tomada como um gesto de interpretação que tenta montar textualmente um espaço para o leitor compreender os poemas. A deriva de sentidos entre os poemas analisados e a escrita da crítica acaba por revelar o funcionamento de uma memória, historicamente associada a um modo de ler da Crítica Literária.


Biografia do Autor

Cleber Bicicgo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Estudos Linguísticos. Professor de Língua Portuguesa e Literatura da rede pública do estado de Santa Catarina.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. O amor natural. Rio de Janeiro: Record, 1992.

BARBOSA, Rita de Cássia. Poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Editora Ática, 1987.

BARTHES; Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

CANDIDO. Antonio. Notas de crítica literária: ouverture. In: Textos de intervenção. Organização de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; 34, 2002.

LACAN, Jacques. Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora Unicamp, 2009.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). Trad. Eni P. Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Unicamp, 2010. p. 59-158.

PRIGOL, Valdir. A leitura em Antonio Candido e João Cezar de Castro Rocha: reflexões iniciais. In: Interfaces, v. 11, p. 225. Guarapuava: Unicentro, 2020. Disponível: A LEITURA EM ANTONIO CANDIDO E JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA [Reflexões iniciais] | Prigol | Revista Interfaces (unicentro.br) Acessado em: 18/01/2021.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

BICICGO, Cleber. Uma leitura sobre os poemas eróticos de Carlos Drummond de Andrade. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 129–145, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5857. Acesso em: 18 abr. 2024.