O canto lítico homoafetivo: avanços, negaceiros e recusas da libido gay

Visualizações: 514

Autores

Palavras-chave:

Lírica homoerótica, corpo, erotismo, inconsciente, imagens.

Resumo

Consideramos, para a realização deste estudo, os avanços, negaceiros e recusas no que concerne à leitura e aos estudos da lírica erótica homoafetiva, lembrando que as práticas estéticas possuem um papel fundamental para intervir no modus operandi e desvelar fenômenos psíquicos e emocionais constituintes de uma politicidade do sensível. Desse modo, neste artigo, a proposta volta-se para a análise-interpretativa do poema Festim de Raimundo de Moraes, tomando, para tanto, como fio condutor, a estilística. Nesse sentido, é importante que a leitura interpretativa busque aporte teórico nos estudos sobre as figuras de estilo dispostas nos quatro níveis da estrutura formal dos poemas: nível gráfico-visual-sonoro; nível sintático; nível semântico e nível lexical, de acordo com o que a composição poética suscitar. Logo, objetivamos desvelar, mediante a imagem poética, repleta de significantes que advêm do Outro[1], vinculados à libido e ao gozo, uma profundidade ótica que revela percepções, sentires, desejos, ânsias, angústias e clamores daquele que não é regido por padrões sexuais considerados normativos em sociedades de herança patriarcal. É relevante destacar que, em Festim, a figuração do corpo revela compreensão do eu e de sua relação com o outro e demonstra a importância da imagem corporal na constituição do sujeito como elemento que mantém um papel essencial como propulsor da percepção da alteridade.


[1]O Outro ou o Grande Outro, para Lacan, representa o Simbólico, ou seja, toda interpelação ideológica sociocultural sofrida pelo sujeito, por meio da linguagem, em sua vivência em sociedade.

Biografia do Autor

Edina Boniatti, Doutoranda na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda, orientanda na área de Letras – Linguagem e Sociedade – com enfoque em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Programa de Pós-Graduação em letras (PPGL) - (2020-2024).  Professora Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná.

Valdeci Batista de Melo Oliveira, UNIOESTE - universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Docente da categoria associado Professora associada do Curso de Letras da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel. Professora do Mestrado Profissional em Letras Profletras. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unioeste - Campus Cascavel - nível Mestrado e Doutorado.

Rosely Sobral Gimenez Polvani, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel, Mestrado,( 2020-2022)

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Trad. Joaquim Manuel José de Moura Ramos. Lisboa: Editorial Presença Ltda., 1970.

BACHELARD, G. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BAUDELAIRE. Charles As flores do mal. 5.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Antonio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM editores, 1987.

BONNICI, Thomas. Teoria e crítica pós-colonialistas. In: Bonnici, Thomas et al. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2009.

CÂMERA JR. J.M. Contribuições à estilística portuguesa. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1978.

CASTELLANO, Claudio. La memoria: funzionamento e disturbi della facoltà di ricordare. Roma, Editori Reuniti, 1987.

CHAVES, Paulo Azevedo. MORAES, Raimundo de. Poemas homoeróticos escolhidos. Pernambuco: Edição virtual, 2011.

CROCE, Benedetto. Breviário de Estética. Trad. de Rodolfo Ilari Junior. São Paulo: Ática, 2001.

FERREIRA, Agripina E. Alvarez. Dicionário de imagens, símbolos, Mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013.

GRECO, Musso. Os espelhos de Lacan. Em Opção Lacaniana online, nova série Ano 2, Número 6, ISSN 2177-2673, 2011.

Disponível: http://www.opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_6/Os_espelhos_de_Lacan.

pdf.

Acessado em: 08/09/2020.

ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Lisboa: Editorial Minerva, 2000.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Estudo e trad. de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1995

LACAN, J. O seminário, livro 20 – mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2013.

MELO, Gladstone Chaves de. Ensaio de estilística da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Padrão, 1976.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras FAPESP, 2019.

SANTO AGUSTINHO. Confissões. São Paulo: Nova Cultura, Ltda.: 2000.

SILVA, Alcina S. Santos. As flores na pintura da “anunciação” nos séculos XVI e XVII: a simbologia cristã e a arte decorativa. Dissertação. Pintura religiosa - Portugal - séc. 16-17.

Disponível: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000211514

Acessado em: 09/09/2020.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

BONIATTI, Edina; OLIVEIRA, Valdeci Batista de Melo; POLVANI, Rosely Sobral Gimenez. O canto lítico homoafetivo: avanços, negaceiros e recusas da libido gay. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 210–234, 2021. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/5867. Acesso em: 29 mar. 2024.