O sabor dos arquivos de Jack Smith
Visualizações: 519DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i29.6464Palavras-chave:
Jack Smith, Jarchive, contemporary art, writing, The Allure of the ArchivesResumo
O artigo revisita uma pesquisa nos arquivos do artista Jack Smith, a partir de fragmentos da poética arquivística proposta por Arlette Farge em O sabor do arquivo (1981). A materialidade desses arquivos provoca descobertas inusitadas, como os resquícios de uma desconhecida viagem ao Rio de Janeiro, e grandes faltas, o que colabora para desenhar traços desse personagem pouco conhecido no Brasil, avesso ao próprio arquivamento.
Referências
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução: Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
CARR, C. Flaming Intrigue, Village Voice, 02 mar. 2004. Disponível em https://www.villagevoice.com/2004/03/02/flaming-intrigue. Acessado em 16 mai. 2021.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. Tradução: Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.
JOHNSON, Dominic. Glorious Catastrophe: Jack Smith, Performance and Visual
Culture. New York: Manchester University Press, 2012.
OITICICA, Hélio. “Carta a Waly Salomão”, 25 de abril de 1971 (Arquivo Hélio Oiticica/Projeto Hélio Oiticica, doc# 1.111/71).
SMITH, Jack. Ed Leffingwell Jack Smith Curatorial Files 1962-2010 (Bulk 1993-1998),
New York University, The Fales Library & Special Collections, pasta MSS 380, caixas 1 a 37.
SMITH, Jack. Jack Smith Papers, New York University, The Fales Library & Special
Collections, pasta MSS 440, caixas 1 a 23.
SMITH, Jack. The Perfect Filmic Appositeness of Maria Montez. In: HOBERMAN, J.;
LEFFINGWELL, Edward (eds.). Wait for Me at the Bottom of the Pool: The Writings of Jack Smith. London/Nova York: Serpent’s Tail/High Risk Books, 1997, p. 25-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).