(Re)Contando memórias com Antígona González: arquivo, testemunho e arte

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v2i29.6511

Palavras-chave:

Antígona González, Testemunho, Desapropriação, Corpos

Resumo

Antígona González, de Sara Uribe, é uma obra poético-dramática que se propõe, ao desapropriar (RIVERA GARZA, 2013) outros textos arquivos, sejam esses filosóficos, históricos, informativos ou artísticos, (re)contar testemunhos de uma narrativa de luta e de luto. Ao revisitar o tempo passado (SARLO, 2005) das memórias latino-americanas, Uribe produz uma obra que, desestruturando a normatividade do gênero textual, propõe, por meio da arte, recriar e manter pulsante a memória de corpos latinos.

Biografia do Autor

Bruna Franco Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil. Doutoranda em Estudos de Linguagens na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil.  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5847-5437. E-mail: netobrunafranco@gmail.com.

Ângela Maria Guida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (Ciências da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos Literários na Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8948-646X. E-mail: angelaguida.ufms@gmail.com.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

NETO, Bruna Franco; GUIDA, Ângela Maria. (Re)Contando memórias com Antígona González: arquivo, testemunho e arte. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 29, p. 287–306, 2021. DOI: 10.61389/revell.v2i29.6511. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/6511. Acesso em: 30 out. 2024.