Texto como container: escrita e arquivamento no Conglomerado Newyorkaysess de Hélio Oiticica
Visualizações: 479DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i29.6517Palavras-chave:
Hélio Oiticica, Literatura expandida, ArquivamentoResumo
O presente artigo tem como foco o que denominamos de a obra invisível do artista plástico carioca Hélio Oiticica, a escrita de feição híbrida, ao mesmo tempo poética e documental, acessível através do arquivo do artista. Após um breve recaptulação da trajetória da relação de Oiticica com a escrita, que abrange diários de criação, poemas e a incoporação da palavra nas suas obras plásticas, investigamos as características específicas da sua produção do período novaiorquino, pensada enquanto uma forma de literatura expandida e caracterizada pelo projeto de uma escrita do corpo, vinculada à fala e ao registro de seu “dia-a-dia experimentalizado”.
Referências
AGUILAR, Gonzalo. Hélio Oiticica, Haroldo y Augusto de Campos: el diálogo velado – La aspiración a lo blanco. In: O eixo e a roda, vol. 13. Belo Horizonte, 2006.
ÁVILA, Myriam. Diários de escritor. Belo Horizonte: Abre, 2016.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985
.BUCHMANN, Sabeth; HINDERER CRUZ, Max Jorge. Hélio Oiticica & Neville D’almeida: cosmococa. Rio de Janeiro: Azougue, 2014
COELHO, Frederico. Livro ou livro-me. Rio de Janeiro: EdUerj, 2010.
COELHO, Frederico; OITICICA FILHO, César (org.). Conglomerado Newyorkaises. São Paulo, Azougue, 2013.
COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DUARTE, Miguel de Ávila. Nocagions: relações entre escrita e notação em John Cage e Hélio Oiticica. Tese (doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2017.
FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.
GROYS, Boris. Arte, poder. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
GUIMARÃES, Clotilde Borges. A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960. (dissertação). São Paulo: USP, 2008.
JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Editora Casa da Palavra, 2001.
KOTZ, Liz. Words to be looked at: language in 1960s art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2010.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: História e memória. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1992.
LOEB, Angela Varela. Os Bólides do programa ambiental de Hélio Oiticica. In: ARS, vol.9 no.17 São Paulo, 2011.
MARQUES, Reinaldo. Memória literária arquivada. In: Aletria, v. 18. Belo Horizonte, 2008.
MARTINS, Vera. A transformação dialética da pintura. In: COHN, Sérgio; OITICICA FILHO, César; VIEIRA, Ingrid. (Org.) Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
OITICICA, Hélio. Hélio Oiticica – catálogo. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica/RIOARTE, 1997.
OITICICA, Hélio; OITICICA FILHO, César. Hélio Oiticica: o museu é o mundo. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2011.
OITICICA FILHO, César. Translivro. In: COELHO, Frederico; OITICICA FILHO, César (org.). Conglomerado Newyorkaises. São Paulo: Azougue, 2013.
RIVERA, Tânia. Hélio Oiticica e a Arquitetura do Sujeito. Niterói: UFF, 2012.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).