Memória e (res)sentimento: instantes do massacre da Coréia do Sul

Autores

  • Renan Kenji Sales Hayashi Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Literatura Coreana, Han Kang, Memória, Testemunho

Resumo

O presente artigo trata de um recorte de análise da obra Atos Humanos (2021), da autora sul-coreana Han Kang. A obra descreve acontecimentos relacionados ao massacre de jovens estudantes em maio de 1980, especialmente na cidade de Gwangju. A partir de uma perspectiva de memória e esquecimento, trabalhamos com a noção de testemunho póstumo de um dos personagens, dentro do romance polifônico. Esse testemunho adquire um relevo especialmente particular se lido a partir da ótica dos arquivos históricos e registros documentais. O tempo vivo da memória alcance um patamar de ressignificação de sentidos precisamente porque a arte possibilita a leitura da história e a história chancela a leitura da arte. E a literatura se coloca como o ponto de encontro dessa profusão de sentidos, sendo o testemunho da personagem a materialidade para lidar com memória, esquecimento, (res)sentimento e violência.

Biografia do Autor

Renan Kenji Sales Hayashi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – Brasil. Professor da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas – Brasil. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-8602-8765. E-mail: renanhayashi@hotmail.com.

Referências

BLANCHOT, Maurice. L’instant de ma mort. Paris: Gallimard, 2002.

DERRIDA, Jacques. Mal de Arquivo. Tradução Claudia de Moraes Rego. Rio de

Janeiro: Relume Dumará, (1995) 2001.

DERRIDA, Jacques. Demeure: Maurice Blanchot. Paris: Galilée, 1998.

DERRIDA, Jacques. Demorar: Maurice Blanchot. Tradução: Flavia Trocoli e Carla Rodrigues. Florianópolis: UFSC, (1995) 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

FREUD, Sigmund (1914). Recordar, repetir e elaborar. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 12: Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

KANG, Han. Atos humanos. Tradução de Ji Yun Kim. São Paulo: Editora Todavia, 2021.

RICOEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas, Editora da Unicamp, 2007.

ROBIN, Régine. A memória saturada. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.

YERUSHALMI, Y. H. Usos do esquecimento: conferências proferidas no colóquio de Royaumont. Campinas: Editora da Unicamp, 2017.

Downloads

Publicado

28/11/2021

Como Citar

Hayashi, R. K. S. (2021). Memória e (res)sentimento: instantes do massacre da Coréia do Sul. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, 2(29), 165–189. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/6527