A Questão de Identidade em Ensaio sobre a cegueira e Os transparentes

Visualizações: 348

Autores

Palavras-chave:

identidade, literatura, Ensaio sobre a cegueira, Os transparentes

Resumo

A questão da identidade está entre os temas mais abordados nas várias manifestações do pensamento contemporâneo, na pintura, música, arquitetura, cinema, literaturas e outras forma de fazer arte. Existem várias manifestações literárias em que se coloca na ribalta a questão da identidade, como narrativas, poesias e textos dramáticos. Nesta nossa abordagem, selecionamos duas obras de autores da mesma literatura, mas que apresentam realidades culturais diferentes. Em Ensaio sobre a cegueira, José Saramago (portugês) faz um retrato da sociedade contemporânea, sem os parâmetros sólidos e estáveis da identidade, uma vez que, a partir da proliferação da cegueira, o indivíduo assume outras formas de representação da identidade para se impor às situações geradas pela epidemia da cegueira. Em Os transparentes, Ondjaki (angolano) mostra, a partir de histórias permeadas pelo afeto, pela imaginação, a identidade de moradores de um prédio de um bairro de Luanda, entendido como “entidade viva”, onde se manifestam as diversas formas identitárias (coletivas e individuais) dos seus habitantes. Uma narrativa que cativa o leitor pela linguagem poética bem-humorada, retratando um país dividido entre a modernidade pós-colonial e as tradições africanas.

Biografia do Autor

André Bumba, Universidadde Federal de Santa Catarina

Mestre em Ensino das Literaturas em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda – Angola. Doutorando em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil. Bolsista Capes – Brasil.  ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-1963-4604.  E-mail: andrbumba69@gmail.com.

 

Referências

BARBOSA, Nahinã de Almeida Rosa. Desconstrução da identidade humana em Ensaio Sobre a Cegueira. Cadernos de Pós-Graduação em Letras. São Paulo: vol 10, n. 2, 2010. Diponível: http://www.editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9607/5892

Acessado em 02/04/2020.

BAUMAN, Zygmund. Identidade. Entrevista a Benetto Venchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004.

BAUMAN, Zygmund. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997

GUIDDENS, Antony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2001.

HALL, Stuart. Identidade, cultura e história. In: Revista do Património histórico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN 1996. Disponível:http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=reviphan&pagfis=8697 Acessado em: 29/03/2020.

HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. São Paulo. Editorial DP&A 2002.

ONDJAKI. Os transparentes. Lisboa: Editorial Caminho, 2012.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho. 10ª Edição, 2006.

SILVA, Ângela Ignatti. Tempo, espaço e autoconsciência: a construção da identidade em Ensaio sobre a cegueira. Tese de Doutorado em Literatura Portuguesa. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Como Citar

BUMBA, André. A Questão de Identidade em Ensaio sobre a cegueira e Os transparentes. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 30, p. 103–126, 2022. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/6761. Acesso em: 24 abr. 2024.