A Questão de Identidade em Ensaio sobre a cegueira e Os transparentes
Visualizações: 417DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v3i30.6761Palavras-chave:
identidade, literatura, Ensaio sobre a cegueira, Os transparentesResumo
A questão da identidade está entre os temas mais abordados nas várias manifestações do pensamento contemporâneo, na pintura, música, arquitetura, cinema, literaturas e outras forma de fazer arte. Existem várias manifestações literárias em que se coloca na ribalta a questão da identidade, como narrativas, poesias e textos dramáticos. Nesta nossa abordagem, selecionamos duas obras de autores da mesma literatura, mas que apresentam realidades culturais diferentes. Em Ensaio sobre a cegueira, José Saramago (portugês) faz um retrato da sociedade contemporânea, sem os parâmetros sólidos e estáveis da identidade, uma vez que, a partir da proliferação da cegueira, o indivíduo assume outras formas de representação da identidade para se impor às situações geradas pela epidemia da cegueira. Em Os transparentes, Ondjaki (angolano) mostra, a partir de histórias permeadas pelo afeto, pela imaginação, a identidade de moradores de um prédio de um bairro de Luanda, entendido como “entidade viva”, onde se manifestam as diversas formas identitárias (coletivas e individuais) dos seus habitantes. Uma narrativa que cativa o leitor pela linguagem poética bem-humorada, retratando um país dividido entre a modernidade pós-colonial e as tradições africanas.
Referências
BARBOSA, Nahinã de Almeida Rosa. Desconstrução da identidade humana em Ensaio Sobre a Cegueira. Cadernos de Pós-Graduação em Letras. São Paulo: vol 10, n. 2, 2010. Diponível: http://www.editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/9607/5892
Acessado em 02/04/2020.
BAUMAN, Zygmund. Identidade. Entrevista a Benetto Venchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004.
BAUMAN, Zygmund. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997
GUIDDENS, Antony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 2001.
HALL, Stuart. Identidade, cultura e história. In: Revista do Património histórico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN 1996. Disponível:http://www.docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=reviphan&pagfis=8697 Acessado em: 29/03/2020.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. São Paulo. Editorial DP&A 2002.
ONDJAKI. Os transparentes. Lisboa: Editorial Caminho, 2012.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Lisboa: Editorial Caminho. 10ª Edição, 2006.
SILVA, Ângela Ignatti. Tempo, espaço e autoconsciência: a construção da identidade em Ensaio sobre a cegueira. Tese de Doutorado em Literatura Portuguesa. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).