Fratura insidiosa: a escrita do trauma em Os Marginais de João Melo
Visualizações: 413DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v3i30.6768Palavras-chave:
Ficção, Trauma, Psicanálise, Literatura AngolanaResumo
No conto Os Marginais, João Melo empreende o feito de mostrar que todas as saídas potenciais para a revisão da história angolana pós 1975 deverão passar, necessariamente, pelo crivo da linguagem e da subjetividade, e que a prosa de ficção permite a construção de “evidências” para as “destrutivas” experiências traumáticas, fazendo do enlace narrativo o lugar das potencialidades do enlace social. Utiliza-se, aqui, de conceitos psicanalíticos para a abordagem de uma escrita do trauma.
Referências
FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. São Paulo: Imago, 2005a.
FREUD, Sigmund. A psicanálise e as neuroses de guerra. (1919) In: Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. São Paulo: Imago, 2005b.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. São Paulo: Imago, 2005c.
FREUD, Sigmund. O Mal-estar na civilização. In: Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. São Paulo: Imago, 2005d. v. 21.
FREUD, Sigmund. Por que a guerra? (1933) In: Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. São Paulo: Imago, 2005e.
FREUD, Sigmund. Reflexões para os tempos de guerra e morte (1915). In: Edição Standard das Obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. São Paulo: Imago, 2005f.
LACAN, Jacques. O Seminário (Livro 5) As Formações do inconsciente. Jorge Zahar: Rio de janeiro, 1999.
LACAN, Jacques. O Seminário (Livro 10) A Angústia. Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 2001.
LACAN, Jacques. Os Quatro conceitos fundamentais da psicanálise. (Livro 11) Jorge Zahar: Rio de Janeiro, 1995.
MELO, João. Os Marginais. In: Os Marginais e outros contos. Caminho: Lisboa, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).