Memória e História em Mestre Tamoda, de Uanhenga Xitu

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v3i30.6770

Palavras-chave:

História, Memória, Resistência, Uanhenga Xitu, Mestre Tamoda.

Resumo

Este estudo propõe analisar a representação do passado, enfatizando como o elemento memória constitui-se no âmbito da ficção na obra angolana Mestre Tamoda, de Uanhenga Xitu, publicada pela primeira vez em 1974. Isso porque nessa narrativa, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário. Ademais, demonstrar-se-á como essa construção literária demonstra um posicionamento ideológico sobre a reescritura dos fatos ocorridos durante a colonização angolana. Nesse sentido, o objetivo deste estudo será o de apresentar alguns artifícios da referida obra à luz da teoria da memória sobre o contexto colonizado a partir da ótica de Uanhenga Xitu, que por sua vez, apropria-se de elementos memorialísticos para compor sua narrativa, bem como fatos da história para a ficcionalização de suas lembranças. Portanto, a análise a ser realizada, propicia a compreensão de como as memórias coletivas, individuais e históricas delineiam o cenário proposto no conto Mestre Tamoda, de Uanhenga Xitu, a ponto de indicar a resistência de sua “sanzala” diante da imposição da cultura portuguesa. Por este caminho, analisaremos o romance de Uanhenga Xitu, que reflete sobre o próprio processo de elaboração artística e, ao mesmo tempo, utiliza a história e a memória como fios condutores da organização da obra. A discussão proposta fundamentar-se-á em Peter Burke (1992); Hayden White (1994); Seligmann-Silva (2003); Paolo Rossi (2010); Aleida Assmann (2011) e Halbwachs (2013).

Biografia do Autor

Maria Aparecida Mineiro, Universidade Federal do Pará

[1]Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás – Brasil. Doutorando em Letras: Linguística e Teoria Literária na Universidade Federal do Pará – Brasil. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2250-5582.  E-mail: mineiro.maria@gmail.com

Carlos Henrique Lopes de Almeida, Universidade Federal do Pará

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás(2013). Atua no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) da UNILA e no Programa de Pós-Graduaçao em Letras (PPGL) da UFPA na docência, orientação e pesquisa. Lider do grupo de pesquisa Literatura, Educação, Sociedade e Cultura (UNILA) e membro do grupo de pesquisa NARRARES (UFPA) e do grupo Literatura, Arte e Mídia (UNITINS)

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Publicado

2022-06-06

Como Citar

MINEIRO, Maria Aparecida; LOPES DE ALMEIDA, Carlos Henrique. Memória e História em Mestre Tamoda, de Uanhenga Xitu. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 30, p. 149–168, 2022. DOI: 10.61389/revell.v3i30.6770. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/6770. Acesso em: 10 out. 2024.