O Cipoal entre o eu e o mundo
Visualizações: 289DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i32.7048Palavras-chave:
Lima Barreto, Isaías Caminha, Contrafocalização, creolização, pele de imagensResumo
Depois de estudar as relações entre Lima Barreto e Anatole France e entre Lima Barreto e Graciliano Ramos, faltava ainda examinar mais detidamente algo que chamara a atenção na obra limabarretiana desde as primeiras leituras, as analogias. Partindo da leitura de Alfredo Bosi sobre as imagens da pele e da perspectiva crítica de Antônio Arnoni Prado de denúncia da linguagem, buscou-se nesse artigo pensar a relação entre o corpo e o mundo na pele de Isaías Caminha. O ponto de partida para as reflexões do texto são os recados da natureza apontados por Roberto Zular, alguns conceitos do escritor martiniquense Édouard Glissant e a perspectiva de contrafocalizaçao desenvolvida pela crítica indiana, Gayatri Spivak.
Referências
ALBUQUERQUE, Aline Emanuelle de Biase. De “Angelo dos Retalhos” a Visconde de Lourdes: a trajetória de um traficante de escravos (1818-1858). Dissertação apresentada na Universidade Federal de Pernambuco, CFCH, Pós-graduação em História. Recife, 2016.
ALMEIDA, Milene Suzano de. Humanismo Satírico em Lima Barreto e Anatole France. Tese apresentada na Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances. São Paulo, SP, 2013.
ANDRE Breton. Un cadavre. Disponível: https://www.andrebreton.fr/work/56600100143070. Acessado em 30/06/2022. (Figura 1)
COATES, Ta-Nehisi. Between the world and me. New York: Penguim Random House, 2015.
ELLISON, Ralph. Invisible man. New York: Penguim Random House, 1980 [1947].
GLISSANT, Édouard. Philosophie de la relation. Paris: Éditions Gallimard, 2009.
HISTÓRIA de Boa Viagem. Cipoal. Disponível: https://www.historiadeboaviagem.com.br/cipoal/. Acessado em 30/06/2022. (Figura 2)
LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. Recordações do escrivão Isaías Caminha. Introdução de Alfredo Bosi. São Paulo: Penguin Classics, Companhia das Letras, 2010 [1909].
LIMA BARRETO, Afonso Henriques de. Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
LLORCA, David. La Philosophie Poétique d'Édouard Glissant, un Monisme Vitaliste (2016). LSU Doctoral Dissertations. Disponible sur : https://digitalcommons.lsu.edu/gradschool_dissertations/2862. Acessado em: 28/12/2020.
PRADO, Antonio Arnoni. Lima Barreto: o crítico e a crise. São Paulo: Martins Fontes, 1989. [1976].
ZULAR, Roberto. No fluxo dos recados: sobredeterminação e variações ontológicas em “O recado do morro” de Guimarães Rosa e A queda do céu de Kopenawa e Albert. Crítica Cultural–Critic, Palhoça, SC, v. 15, n. 1, p. 19-39, jan./jun. 2020 Disponível: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/9415/pdf . Acessado em 12/12/2022.
PEREIRA, Lucia Miguel. (1988) “Lima Barreto”, in História da Literatura Brasileira: prosa de ficção, de 1870 a 1920. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
PROSAEMPOEMA. Versos de orgulho: charneca em flor. Disponível: https://prosaempoema.com/2013/04/24/versos-de-orgulho-charneca-em-flor/. Acessado em 30/06/2022. (Figura 3)
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. “Ethics and politics in Tagore, Coetzee and certain scenes of teaching”. Diacritics, 32. 3-4, fall-winter, 2002, pp. 17-31.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).