Santa Rita Pescadeira

o mito em Torto arado, de Itamar Vieira Júnior

Visualizações: 2284

Autores

Palavras-chave:

Literatura, Mito, Santa Rita Pescadeira, Torto Arado

Resumo

Este trabalho buscou analisar a manifestação mítica de Santa Rita Pescadeira, em Torto Arado, de Itamar Vieira Junior. Calcado nos condicionamentos teóricos de Ernst Cassirer, Mircea Eliade, André Jolles e André Dabezies, com vistas a definir o alcance e os limites da transposição do mito para a literatura, adotamos como categoria analítica a personagem, delineada em dois movimentos no enredo. No primeiro, ela expressa o caráter de resistência instaurado por sua atuação na Fazenda Água Negra; e, no segundo, ocorre a sua libertação, concretizada no desfecho do relato. A analise se propôs a desenvolver, em um percurso da ficção para a realidade, uma discussão sobre a manutenção e a resistência ancestral das práticas significativas, entre a sacralização e a dessacralização. Assim, acolheu-se o pressuposto de que, ao rememorar-se na narrativa, a encantada do jarê, Santa Rita Pescadeira, não resgata somente a história dos quilombolas do sertão baiano e do Brasil. Ao colocar em evidência o legado traumático da escravidão, bem como as crenças, descrenças e esperanças a ela vinculadas, a atuação da personagem naquela comunidade possibilitou uma tomada de consciência política, de fé e de luta, demonstrando como o mito, da oralidade à escrita, atua atemporalmente na transformação da sociedade.

Biografia do Autor

João Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco – Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Brasil.  ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0425-9736. E-mail: jmelenudo@hotmail.com.

Vanessa Ramos da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestra em Sociologia pela Fundação Joaquim Nabuco – Brasil. Graduanda em Letras na Universidade Federal Rural de Pernanbuco – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3661-0869. E-mail: vanessaramvs@gmail.com.

Referências

CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. 3 ed. Tradução Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva. 1992.

DABEZIES, Andre. Mitos primitivos a mitos literários. In: BRUNEL, Pierre (Org.). Dicionário de mitos literários. 4 ed. Tradução Carlos Sussekind [et al.]. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução Jacó Guinsburg e Miriam Schnaiderman. São Paulo: Perspectiva. 2004.

FERNANDES, Joyce. O legado traumático da escravidão em Torto Arado. Revista Entrelaces, v. 11, n. 23, Jan-Mar, p. 229-249, 2021.

JOLLES, André. Formas simples. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Cultrix, 1976.

VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. Lisboa: LEYA. 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

PEREIRA, João; SILVA, Vanessa Ramos da. Santa Rita Pescadeira: o mito em Torto arado, de Itamar Vieira Júnior. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 441–465, 2023. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7129. Acesso em: 28 mar. 2024.