Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago: da escrita ao reconhecimento do sujeito burguês
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https://doi.org/10.61389/revell.v2i32.7139Palavras-chave:
herói problemático, narrador, Mil Rosas Roubadas, Silviano SantiagoResumo
Esta proposta analítica encontra-se alicerçada em pressupostos da teoria do romance moderno. O tema concentra-se no posicionamento adotado pelo herói-autor de Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago ao longo de sua construção ficcional. O objetivo é compreender como a construção da face do herói problemático esclarece o relacionamento entre o eu e o outro/Zeca no romance supracitado. Neste percurso, parte-se da hipótese de que ao sair de si e encontrar o outro/Zeca, o narrador regressa a si em condições de refletir sobre sua máscara de sujeito burguês. A metodologia ancora-se no recurso da pesquisa na área da Teoria e da Crítica Literária. Sendo assim, adota-se como principal elemento de entrada analítica no texto de Silviano Santiago o estudo desenvolvido por Georg Lukács em Teoria do romance (2000). Salienta-se, contudo, que outros autores também serão conduzidos à discussão em momentos oportunos. Com semelhante recorte analítico, espera-se chegar à compreensão acerca de alguns pormenores que ajudam a compor a face do herói problemático inserido no romance de Santiago.
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