“Trabalhar com sucata”

a Gambiarra como uma forma de estética política na obra de Vadim Sidúr

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7157

Palavras-chave:

Grob-Art, Vadim Sidúr, Estética política, Restos, Gambiarra

Resumo

Nascido na cidade de Dniepropietrovsk, na Ucrânia, Vadim Sidúr (1924-1986) se formou na escola de artes de Moscou sob o regime soviético. Nesse espaço oficialista dominado pela estética do realismo socialista o escultor optou por trabalhar com os restos, os materiais inservíveis: alumínio, ferro e metais retorcidos e enferrujados. Em suma, o lixo. A partir disso, neste ensaio lemos a obra do soviético por meio da noção de gambiarra: através das sucatas da industrialização Sidúr produz objetos estéticos mal ajambrados, elementos que perderam seu valor de uso e também de troca são transformados (montados) em “parafernálias” carregadas de política.

Biografia do Autor

Ian Anderson Maximiano Costa, UFMG

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas – Brasil. Doutorando em Estudos Literários na Universidade Federal de Minas – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5592-4345. E-mail: iananderson14@hotmail.com.

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

MAXIMIANO COSTA, Ian Anderson. “Trabalhar com sucata”: a Gambiarra como uma forma de estética política na obra de Vadim Sidúr. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 490–513, 2023. DOI: 10.61389/revell.v1i34.7157. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/7157. Acesso em: 17 nov. 2024.