“Trabalhar com sucata”
a Gambiarra como uma forma de estética política na obra de Vadim Sidúr
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https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.7157Palavras-chave:
Grob-Art, Vadim Sidúr, Estética política, Restos, GambiarraResumo
Nascido na cidade de Dniepropietrovsk, na Ucrânia, Vadim Sidúr (1924-1986) se formou na escola de artes de Moscou sob o regime soviético. Nesse espaço oficialista dominado pela estética do realismo socialista o escultor optou por trabalhar com os restos, os materiais inservíveis: alumínio, ferro e metais retorcidos e enferrujados. Em suma, o lixo. A partir disso, neste ensaio lemos a obra do soviético por meio da noção de gambiarra: através das sucatas da industrialização Sidúr produz objetos estéticos mal ajambrados, elementos que perderam seu valor de uso e também de troca são transformados (montados) em “parafernálias” carregadas de política.
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