Literatura e Sociedade
Elementos sociais que constituem a subalternidade em A caligrafia de Deus, de Márcio Souza
Visualizações: 79DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7188Palavras-chave:
Literatura e Sociedade, Subalternidade, A caligrafia de Deus, Marcio SouzaResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar como a realidade social se transforma em elementos estéticos na estrutura e na forma das personagens e do enredo do conto A caligrafia de Deus, do autor Márcio Souza. Para tanto, a análise parte da correlação estabelecida entre Literatura e Sociedade, por Candido (2006), observando, no texto literário, através do estudo das personagens femininas, o estabelecimento da mulher como indivíduo subalterno devido a influências concretas de fatores socioculturais. Ademais, é evidenciada a imposição da cultura do colonizador, que silencia e subalterniza a identidade cultural do sujeito excluído. Por meio desse estudo, conclui-se, por fim, que a condição de subalternidade existente no meio social é elemento estruturante do conto analisado e sua atuação na forma da obra acontece, não com fins meramente ilustrativos, mas a nível explicativo.
Referências
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem da ficção. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades, 1993.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 13ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
EAGLETON, Terry. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende [et al.] – 2ªed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
LEÃO, Allison; CARDOSO, Mariana Vieira. A violência e a representação do feminino no conto “A caligrafia de Deus”, de Marcio Souza. Letras, Santa Maria, v.30, n.61, p.343-364, jul./dez. 2020. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/42942. Acesso em 18 de julho de 2022.
RAMOS, Cláudia de Socorro Simas. O processo de perda da identidade cultural, através da colonização e do espaço urbano, no conto “A caligrafia de Deus”, de Márcio Souza. Revista Decifrar: Manaus, vol.02, nº 04 – Jul/Dez., 2014. Disponível em https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1063 . Acesso em 15 de junho de 2022.
SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SOUZA, Márcio. A Caligrafia de Deus. São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2007.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar?. Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; Andréa Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).