As capas das edições de João Urso, de Breno Accioly
Visualizações: 66DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7377Palavras-chave:
Breno Accioly, João Urso, Estudos Paratextuais, Literatura e recepçãoResumo
Breno Accioly (Santana do Ipanema/AL,1921 — Rio de Janeiro/RJ, 1966) estreou no cenário literário brasileiro no final de 1944 com a coletânea de contos João Urso. A obra, muito bem acolhida pela crítica, recebeu diversos elogios em periódicos da época. Compreendendo a importância de João Urso (1944) e de seu escritor na literatura nacional, investigam-se neste estudo as capas das quatro edições, bem como as implicações e sentidos presentes. Para isto, apoia-se na tipologia estabelecida por Genette (2018), as quatro edições — e todo o aparato paratextual (capas, ilustradores, editoras, periódicos da época de lançamento) — que a obra ganhou até o presente.
Referências
ACCIOLY, Breno. As três toucas brancas. O Jornal, Rio de Janeiro, 28 nov. 1943. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/18708. Acesso em: 30 jun. 2019.
ACCIOLY, Breno. João Urso. 1. ed. Rio de Janeiro: Epasa, 1944.
ACCIOLY, Breno. O medo. O Jornal, Rio de Janeiro, 9 jan. 1944. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/19413. Acesso em: 28 jun. 2019.
ACCIOLY, Breno. Os olhos. O Jornal, Rio de Janeiro, 16 abr. 1944. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/20950. Acesso em: 28 jun. 2019.
ACCIOLY, Breno. João Urso. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1953.
ACCIOLY, Breno. João Urso. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.
ACCIOLY, Breno. João Urso. 4. ed. rev. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.
ATHAYDE, Tristão. Vida literária: contos e novelas. O Jornal, Rio de Janeiro, 24 dez. 1944. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/25085. Acesso em: 29 jun. 2019.
BASTIDE, Roger. Trimestre poético. O Jornal, Rio de Janeiro, 24 mar. 1945. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/110523_04/26489. Acesso em: 30 jun. 2019.
BOMFIM, Edilma Acioli. Razão mutilada: ficção e loucura em Breno Accioly. Maceió: EDUFAL, 2005.
BUENO, Luís. Capas de Santa Rosa. Cotia: Ateliê Editorial; São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
CANDIDO, Antonio. Depoimento de Antonio Candido no Simpósio Graciliano Ramos - 75 anos do livro "Angústia". 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p3r-dY-0Ows. Acesso em: 4 jan. 2020.
CARDOSO, Lúcio. João Urso. A manhã, Rio de Janeiro, 23 dez. 1944. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/116408/25277. Acesso em: 30 jun. 2019.
GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução: Álvaro Faleiros. São Paulo: Ateliê Editorial, 2018.
MILLIET, Sérgio. Trechos de um diário crítico. A manhã, Rio de Janeiro, 7 jan. 1945. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/116408/25415. Acesso em: 30 jun. 2019.
PAES, J. P. Breno Accioly / Onze contos inéditos. In: ACCIOLY, B. João Urso. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. p. 159-161.
REGO, José Lins do. Um livro de contos. A manhã, Rio de Janeiro, 10 out. 1944.
REGO, José Lins do. Um livro de contos — Prefácio. In: ACCIOLY, Breno. João Urso. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. p. 13-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).