Apresentação - Exofonias, poliglossias e polifonias na literatura-mundo
Visualizações: 215DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v3i33.7441Palavras-chave:
Exofonias, poliglossias, polifonias, literatura-mundoResumo
Ao longo da história do mundo, a exofonia, ou autoria literária em língua não materna, sempre existiu — os exemplos vão do círculo de influência da escrita chinesa no Leste Asiático, à literatura em latim da Idade Média europeia, passando por inúmeras obras escritas por imigrantes e desterrados. Há também exemplos de apropriações deliberadas da língua do outro — os casos de Conrad, Gombrowicz, Nabokov, Beckett e Ionesco são apenas alguns dos muitos que poderiam ser citados. No século XXI, aquilo que Tawada Yôko chama de “viagem para fora da língua materna” e que Ottmar Ette define como a “literatura sem morada fixa” é um tema cada vez mais presente nas discussões teóricas, em virtude da globalização, por um lado, e dos deslocamentos de pessoas devido a crises em conflitos, de outro. Além disso, o literário sempre incluiu, em diferentes inflexões e quantidades, a língua do outro — seja na forma de polifonias bakhtinianas, seja na presença literal de muitas línguas em um mesmo texto. A discussão desse suplemento de vozes e lugares no discurso literário também ganha nova ênfase na atualidade, seja quando o foco é a literatura contemporânea, seja quando se investiga a literatura do passado, que pode ser abordada, sob determinada perspectiva, como a “literatura de um tempo estrangeiro”.
Neste volume, a REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS acolheu trabalhos que estabeleceram diálogos e interfaces com a ideia de muitas — e outras — línguas e vozes no texto literário.
Referências
Professora Doutora Luciana Rassier – Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Doutor Andrei dos Santos Cunha – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).