A recepção de James Baldwin no “Caderno de Sábado”, do jornal Correio Do Povo
Visualizações: 95DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7726Palavras-chave:
acervo, james baldwin, correio do povo, caderno de sábadoResumo
O presente artigo busca analisar o artigo “James Baldwin: Aqueles que todos conhecem”, escrita pelo crítico Joseph Epstein (1937-) e traduzido para o português para o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, mais especificamente para o “Caderno de Sábado”, suplemento cultural do veículo, de 8 de março de 1969. Para discutir algumas obras literárias que aparecem na resenha, trouxemos as próprias como referência, assim como bibliografias complementares como Morrison (2019). Pretende-se entender como a recepção de James Baldwin no Caderno de Sábado trouxe à tona as questões raciais para a realidade brasileira, que vivia no período mais pungente da Ditadura Militar (1964-1985), ou seja, era uma sociedade que urgia por cultura e conscientização em âmbito sociocultural. Portanto, a relevância deste trabalho é de entender o lugar de James Baldwin na literatura norte-americana como difusor de ideias que podem ser traduzidas, literalmente, para todo o mundo.
Referências
ALMEIDA, Karina Avelar de. A ditadura civil-militar brasileira em disputa no tempo presente. Faces de Clio, v. 8, 2022, pp. 10-27.
BALDWIN, James. Go Tell it on the Mountain. New York: Vintage Books, 2013.
BALDWIN, James. O quarto de Giovanni. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BALDWIN, James. Terra estranha. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BALDWIN, James. The Fire Next Time. New York: Dial Press, 1963.
BALDWIN, James. The Fire Next Time. New York: The Modern Library, 1995.
EPSTEIN, J. James Baldwin: Aqueles que todos conhecem. Caderno de Sábado, Correio do Povo, v. III. ano II, n. 71, 8 mar. 1969. Disponível no Espaço de Documentação e Memória Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
DE JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo. São Paulo: Editora Ática, 1960.
MORRISON, Toni. A origem dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
TELES, Edson. Memória, ditadura e desaparecimento: o congelamento dos processos de subjetivação. Limiar, v. 7, n. 12, 2. Semestre 2020, pp. 278-294.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).