Longe da água, de Michel Laub
da construção narrativa ao herói problemático
Visualizações: 48DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.7783Palavras-chave:
Contemporâneo, Longe da água, Michel Laub, NarradorResumo
Objetiva-se, neste trabalho, a partir de um olhar em direção ao eu narrador (presente) e ao eu narrado (passado), pensar nas características do narrador contemporâneo, observando como o elemento temporal atuou nesta personagem do romance Longe da água (2004), de Michel Laub. Em relação à metodologia, embasa-se na perspectiva narratológica de Gérard Genette (1979), e chega-se aos estudos de Sigmund Freud por deparar-se com a trajetória traumática do personagem protagonista de Michel Laub. Além disso, as reflexões de Jeanne Marie Gagnebin (2006), serão relevantes para a compreensão do papel da memória na construção do romance pelo herói-autor de Laub. Ao compreender que a trajetória traumática do protagonista liga-se diretamente às suas escolhas feitas no passado, vislumbra-se a presença do herói problemático no interior do romance e, assim, Georg Lukács (2000) será convidado à discussão. Espera-se que este trabalho resulte em compreensão de certas peculiaridades da literatura brasileira contemporânea, que parece assumir a difícil missão de representar o indivíduo como ser despedaçado por conflitos interiores.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
FREUD, Sigmund. Moisés e o monoteísmo. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1969.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Texto copiado integralmente da edição eletrônica das obras de Freud, versão 2.0 por Tupykurumin. Disponível em Acesso em: 20 abr. 2015.=
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, História, Testemunho. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
GENETTE, Gérard. O discurso da narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins. Lisboa: Arcadia, 1979.
LAUB, Michel. Longe da água. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
LUKÁCS. Georg. A teoria do romance. Trad. José Marcos de Macedo. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).