Exílios e resistências
Alguns aspectos da autoficção em Julián Fuks e Elisa Lispector
Visualizações: 19DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.8227Palavras-chave:
Autoficção, Literatura Brasileira, Julián Fuks, Elisa LispectorResumo
A autoficção, gênero criado por Serge Doubrowsky nos anos 1970, diz respeito aos romances caracterizados pela ficcionalização de passagens da história de vida dos autores que as escrevem. Anna Faedrich (2015) argumenta que os romances autoficcionais abolem o princípio de veracidade e não aderem por completo ao princípio de invenção; isto é, há uma mescla dos dois princípios mencionados: como consequência, há um contrato de leitura marcado pela ambiguidade. O presente artigo tem como objetivo principal o de explorar alguns aspectos da prática autoficcional em dois romances da Literatura Brasileira – A Resistência (Julián Fuks, 2015) e No Exílio (Elisa Lispector, 1948).
Referências
FAEDRICH, Anna. “O conceito de autoficção: demarcações a partir da Literatura Brasileira Contemporânea”. In: Itinerários. Araraquara, n.º 40: 45-60, jan.-jun. 2015.
FIGUEIREDO, Eurídice. “A Resistência, de Julián Fuks: uma narrativa de filiação”. In: OLIVIERI-GODET & GARCIA, Mireille (Orgs.). Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea – Seção Temática: Literatura e ditadura. Brasília: UnB, n.º 60: 1-8, 2020;
FUKS, Julián. A Resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2015;
GOTLIB, Nádia Batella. Clarice Fotobiografia. 2.ª ed. São Paulo: EdUSP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009;
LISPECTOR, Elisa. No Exílio. 3.ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005;
SANTOS, Vivian Leone de Araújo Bastos. Memória, testemunho e exílio no romance No Exílio, de Elisa Lispector. Dissertação de Mestrado – João Pessoa: UFPB/CCHLA, 2015, 118f.
SILVA, Maurício & NAVAS, Diana. “Uma escrita e uma história em processo: a metaficção em A Resistência, de Julián Fuks”. In: SILVA, Maurício; PEREIRA, Márcia Moreira; NAVAS, Diana (Orgs.). Tirania e resistência: literatura da ditadura na América Latina (1954-1990). Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2021, p. 23-33 (e-book).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).