Uma abordagem teórica sobre o ensino de literatura nas escolas
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https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.8370Palavras-chave:
ensino literário, documentos oficiais, BNCC, DRC/MTResumo
O texto literário não pode ser visto como subterfúgio para o trabalho com aspectos gramaticais ou interpretação textual. No entanto, para que isso ocorra é importante pensar em novas práticas de letramento literário e reorganizar o espaço e tempo de ensino da Literatura na sala de aula, promovendo momentos de contato com os livros literários para a formação social de leitores. Destarte, o presente artigo, de caráter metodológico bibliográfico e documental, tem por objetivo congregar discussões sobre o ensino da Literatura nos documentos oficiais como PCNEM (1999), PCN+ (2002), OCNs (2006), BNCC (2018) e DRC/MT (2021), bem como apontar a necessidade de o texto literário ocupar espaço privilegiado na sala de aula. Para dar suporte às nossas discussões baseamos em autores como como Regina Zilberman (1982), Marisa Lajolo (1982), Vieira (2008), Fontes (2018), Cereja (2004) e nos documentos curriculares oficiais.
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