Uma abordagem teórica sobre o ensino de literatura nas escolas

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.8370

Palavras-chave:

ensino literário, documentos oficiais, BNCC, DRC/MT

Resumo

O texto literário não pode ser visto como subterfúgio para o trabalho com aspectos gramaticais ou interpretação textual. No entanto, para que isso ocorra é importante pensar em novas práticas de letramento literário e reorganizar o espaço e tempo de ensino da Literatura na sala de aula, promovendo momentos de contato com os livros literários para a formação social de leitores. Destarte, o presente artigo, de caráter metodológico bibliográfico e documental, tem por objetivo congregar discussões sobre o ensino da Literatura nos documentos oficiais como PCNEM (1999), PCN+ (2002), OCNs (2006), BNCC (2018) e DRC/MT (2021), bem como apontar a necessidade de o texto literário ocupar espaço privilegiado na sala de aula. Para dar suporte às nossas discussões baseamos em autores como como Regina Zilberman (1982), Marisa Lajolo (1982), Vieira (2008), Fontes (2018), Cereja (2004) e nos documentos curriculares oficiais.

Biografia do Autor

Luciana Ledo Peres Ruis , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestra em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Brasil. E-mail: a102164@uri.edu.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7412-4183.

Laísa Veroneze Bisol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria – Brasil, com período co-tutela em Universidad de Santiago de Compostela – Espanha. Doutora em Comunicación e Información Contemporánea pela Universidad de Santiago de Compostela – Espanha, com período co-tutela em Universidade Federal de Santa Maria – Brasil. Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Brasil. E-mail: laisabisol1@gmail.com. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7153-1085.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

LEDO PERES RUIS , Luciana; VERONEZE BISOL, Laísa. Uma abordagem teórica sobre o ensino de literatura nas escolas. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 38, p. 351–375, 2024. DOI: 10.61389/revell.v2i38.8370. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/8370. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Tema Livre