O regionalismo e as coordenadas do espaço da narrativa fantástica em quatro contos brasileiros do século XIX

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DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.8484

Palavras-chave:

conto fantástico, reginalismo, século XIX

Resumo

Este artigo se propõe a analisar os contos “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, “Acauã”, de Inglês de Sousa, “A tapera”, de Coelho Neto, e “Pedro Barqueiro”, de Afonso Arinos, pela ótica do fantástico. Considerando que o espaço representado nessas narrativas se configura a partir de um olhar atrelado essencialmente ao meio urbano, pretende-se demonstrar como essa representação se articula à construção da fantasticidade ao mesmo tempo que estabelece uma dicotomia geográfica e simbólica, deixando implícita a concepção de um centro, ancorado principalmente na então capital brasileira, e uma periferia, constituída pelas demais regiões do país. Para sustentar essa interpretação, destacam-se as estratégias narrativas que demarcam a distância entre uma cultura letrada e racional, associada aos meios urbanos, e uma tradição oral e supersticiosa, associada às regiões afastadas dos grandes centros do Brasil oitocentista.

Biografia do Autor

Frederico Santiago da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Brasil. Professor de Língua Portuguesa do Colégio Santa Clara - Brasil. E-mail: friedrichsantiago@yahoo.com.br. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4220-3880.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

SANTIAGO DA SILVA, Frederico. O regionalismo e as coordenadas do espaço da narrativa fantástica em quatro contos brasileiros do século XIX. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 2, n. 38, p. 222–236, 2024. DOI: 10.61389/revell.v2i38.8484. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/8484. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê