O regionalismo e as coordenadas do espaço da narrativa fantástica em quatro contos brasileiros do século XIX
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https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.8484Palavras-chave:
conto fantástico, reginalismo, século XIXResumo
Este artigo se propõe a analisar os contos “A dança dos ossos”, de Bernardo Guimarães, “Acauã”, de Inglês de Sousa, “A tapera”, de Coelho Neto, e “Pedro Barqueiro”, de Afonso Arinos, pela ótica do fantástico. Considerando que o espaço representado nessas narrativas se configura a partir de um olhar atrelado essencialmente ao meio urbano, pretende-se demonstrar como essa representação se articula à construção da fantasticidade ao mesmo tempo que estabelece uma dicotomia geográfica e simbólica, deixando implícita a concepção de um centro, ancorado principalmente na então capital brasileira, e uma periferia, constituída pelas demais regiões do país. Para sustentar essa interpretação, destacam-se as estratégias narrativas que demarcam a distância entre uma cultura letrada e racional, associada aos meios urbanos, e uma tradição oral e supersticiosa, associada às regiões afastadas dos grandes centros do Brasil oitocentista.
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