A mulher do médico em Ensaio Sobre A Cegueira (1995), de José Saramago
notas sobre o (não) protagonismo feminino
Visualizações: 178DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i34.8640Palavras-chave:
poder, gênero, linguagem, identidade, mulher do médicoResumo
O artigo analisa os discursos de poder e gênero presentes no romance Ensaio sobre a cegueira (1995), de José Saramago. Explora-se a fragilidade das estruturas sociais diante de crises, destacando como a linguagem é um mecanismo de dominação invisível. No contexto de gênero, discute-se a construção social e cultural das identidades femininas e masculinas, apresentando abordagens estruturalistas e pós-estruturalistas. A personagem da mulher do médico é examinada como um símbolo multifacetado de esperança, moralidade e submissão. Sua função na narrativa reflete as tensões entre autonomia e submissão das mulheres na sociedade, enquanto desafia noções simplistas de gênero. Paralelamente, sua ação revela uma visão da resistência, inteligência e compaixão femininas. A pesquisa também contextualiza a representação de personagens femininas na literatura brasileira contemporânea, ressaltando a importância do gênero do autor na criação de personagens e sua posição na trama. Em suma, o artigo oferece uma análise crítica das representações de poder e gênero no romance de Saramago, ressaltando a complexidade das relações sociais e de identidade na obra.
Referências
BOURDIEU, P. A Dominação Masculina. Tradução Maria Helena Kuhner. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
DALCASTAGNÈ, R. A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004, Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n 26, Brasília, julho-dezembro de 2005, pp. 13-71
FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social; Izabel Magalhães, coordenadora de tradução, revisão técnica e posfácio. Brasília: EditoraUnB, 2001 [1992].
RÖHRIG, M. Elementos da poética em Saramago. 2014. 174 f.Tese (Doutorado),Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/101650 Acesso em: 7 fev. 2021
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).