O José de Saramago: a bíblia revisitada

Autores

  • Simone Pinheiro Achre Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Saulo Gomes Thimóteo Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Palavras-chave:

evangelho, José, José Saramago, personagem.

Resumo

As pesquisas que têm como enfoque a obra O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), do escritor português José Saramago, recaem usualmente sobre personagens ditos “centrais”, tanto no romance quanto na história bíblica: Jesus, Deus, o Pastor e Maria de Magdala. Desta maneira, acabam por estabelecer a personagem José como personagem secundária. Entretanto, verificou-se a necessidade de aprofundar os estudos referentes a essa personagem. Assim, o presente trabalho apresenta um estudo voltado para os elementos textuais e psicológicos, utilizando-se, para isso, de estudos teóricos e da crítica saramaguiana. Pode-se perceber que Saramago, ao erigir uma personagem mergulhada na tradição cristã (o pai de Jesus), problematiza-a e confere-lhe status de protagonista. Desse modo, a personagem José é resgatada de seu “apagamento” para cumprir uma simbologia primordial no romance: o sentimento de culpa. Sentimento este que, para o autor, seria o principal instrumento de manipulação do cristianismo.

Biografia do Autor

Simone Pinheiro Achre, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Graduanda em Letras, Licenciatura em Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Realeza-PR. 

Saulo Gomes Thimóteo, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS

Doutor em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade de São Paulo – USP;

Professor Adjunto I na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Realeza-PR. 

Downloads

Publicado

29/04/2016

Como Citar

Achre, S. P., & Thimóteo, S. G. (2016). O José de Saramago: a bíblia revisitada. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, 2(11), 89–103. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/880