Contos de Antônio Carlos Viana numa oficina literária na Escola Municipal José dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i39.8936Palavras-chave:
Antônio Carlos Viana, Gêneros textuais, Sequências didáticasResumo
Contar histórias remonta à antiguidade anterior à escrita. Por sua vez, escrever histórias se tornou imprescindível para perpetuá-las. Este artigo aborda as experiências obtidas numa oficina de criação literária inspirada em alguns contos do sergipano Antônio Carlos Viana como “Nadinha”, “Aos domingos” e “Salviano” contidos respectivamente em O meio do mundo e outros contos (1999), Em pleno castigo (2007) e Jeito de matar lagartas (2015). Essa proposta metodológica fundamentou-se sobretudo nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) acerca do ensino de gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Ademais, esse trabalho expõe uma pesquisa bibliográfica acerca do texto contístico, filiando-se em Cortázar (1974 e 1993), Gotlib (2004), Kiefer (2011) e Piglia (1994). Esta oficina foi patrocinada pela Lei Aldir Blanc que se destinou aos segmentos artísticos e culturais durante o estado de calamidade pública pandêmico. Em suma, tornou-se evidente que o fomento à escrita por intermédio de um encadeamento metodológico é eficaz na formação de novos escritores.
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