REVELL - v.2, n. 35 - 2023 - Genealogias, gênero e memória na literatura mundial

Visualizações: 18

Autores

Palavras-chave:

Genealogia, memória, gênero

Resumo

GENEALOGIAS, GÊNERO E MEMÓRIA NA LITERATURA MUNDIAL

A crítica literária vem dando especial atenção às escritas do Eu, debruçando-se sobre gêneros como as autobiografias, autoficções, narrativas memoriais, romances de filiação e demais relatos fundados no ato de rememoração, protagonizados por indivíduos e grupos que ficaram à margem da hegemonia histórica e social. São produções que costumam apresentar personagens que se reapropriam da memória genealógica e familiar e/ou da memória geracional, estabelecendo continuidades e também rupturas que propiciam o questionamento de memórias traumáticas, heranças identitárias essencializadas e/ou genealogias familiares apoiadas em modelos patriarcais.

Este número objetivou reunir artigos sobre narrativas publicadas a partir do século XX, que discutiram e problematizaram pontos de vista teóricos com obras, analisaram estratégias discursivas e a conformação de espaços autobiográficos em imaginários individuais e coletivos, dentre outros aspectos, a partir das teorizações acerca das escritas do Eu, dos estudos culturais e de gênero.

Biografia do Autor

REVELL UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Revista de Estudos Literários da UEMS

Referências

v.2, n. 35

GENEALOGIAS, GÊNERO E MEMÓRIA NA LITERATURA MUNDIAL

Downloads

Publicado

2024-07-10

Como Citar

UEMS, REVELL. REVELL - v.2, n. 35 - 2023 - Genealogias, gênero e memória na literatura mundial. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 3, n. 36, p. 01–06, 2024. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/8964. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)