O todo sem a parte não é todo: o lugar do Barroco, na crítica e teoria literária brasileira

Visualizações: 1806

Autores

  • Wagner Monteiro Pereira Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Barroco, historiografia literária, literatura brasileira.

Resumo

Este trabalho pretende traçar um panorama da crítica literária brasileira em relação ao período Barroco. Primeiramente, será apresentada a crítica literária brasileira oitocentista, com destaque para Sílvio Romero e Araripe Júnior. Depois mostraremos como Antonio Candido preteriu o período seiscentista em sua Magnum opus, Formação da Literatura Brasileira e como uma crítica alinhada à recuperação do Barroco, com destaque para Haroldo de Campos, criticou aquilo que se denominou “sequestro do Barroco” na obra de Candido.

Biografia do Autor

Wagner Monteiro Pereira, Universidade Federal do Paraná

Departamento de línguas estrangeiras modernas. Área de literatura espanhola.

Referências

ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Gregório de Matos in ____________________. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978

ARNONI PRADO, Antonio. Dimensão crítica da Formação in RUEDAS DE LA SERNA, Jorge (Org.). Antonio Candido. Campinas: Unicamp, 2003

ÁVILA, Affonso. O barroco e uma linha de tradição criativa in ____________. O poeta e a consciência crítica. São Paulo: Perspectiva, 2008

______________. Viva Haroldo – Viva Gregório. In CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011

BARBOSA, João Alexandre. Alguma crítica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2013

____________. O leitor de Gregório de Matos in ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978

CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013

_________________. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013

HANSEN, João Adolfo. Notas sobre el “Barroco”. Madrid: Revista de Filologia, 2004

MACHADO, Lino. Crítica e poética plurais in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013

MARTINS, Wilson. A crítica literária no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983

ROCHA, João Cezar de Castro. Sílvio Romero: a polêmica como sistema? in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013

ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira 2. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980

RUEDAS DE LA SERNA, Jorge. El método crítico de Antonio Candido in _______________________________. Antonio Candido. Campinas: Unicamp, 2003

SOUZA, Roberto Acízelo de. A crítica literária no Brasil oitocentista: um panorama. in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

MONTEIRO PEREIRA, Wagner. O todo sem a parte não é todo: o lugar do Barroco, na crítica e teoria literária brasileira. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 99–120, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/897. Acesso em: 21 nov. 2024.