O todo sem a parte não é todo: o lugar do Barroco, na crítica e teoria literária brasileira
Visualizações: 1820Palavras-chave:
Barroco, historiografia literária, literatura brasileira.Resumo
Este trabalho pretende traçar um panorama da crítica literária brasileira em relação ao período Barroco. Primeiramente, será apresentada a crítica literária brasileira oitocentista, com destaque para Sílvio Romero e Araripe Júnior. Depois mostraremos como Antonio Candido preteriu o período seiscentista em sua Magnum opus, Formação da Literatura Brasileira e como uma crítica alinhada à recuperação do Barroco, com destaque para Haroldo de Campos, criticou aquilo que se denominou “sequestro do Barroco” na obra de Candido.Referências
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Gregório de Matos in ____________________. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978
ARNONI PRADO, Antonio. Dimensão crítica da Formação in RUEDAS DE LA SERNA, Jorge (Org.). Antonio Candido. Campinas: Unicamp, 2003
ÁVILA, Affonso. O barroco e uma linha de tradição criativa in ____________. O poeta e a consciência crítica. São Paulo: Perspectiva, 2008
______________. Viva Haroldo – Viva Gregório. In CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011
BARBOSA, João Alexandre. Alguma crítica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2013
____________. O leitor de Gregório de Matos in ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978
CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013
_________________. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013
HANSEN, João Adolfo. Notas sobre el “Barroco”. Madrid: Revista de Filologia, 2004
MACHADO, Lino. Crítica e poética plurais in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013
MARTINS, Wilson. A crítica literária no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983
ROCHA, João Cezar de Castro. Sílvio Romero: a polêmica como sistema? in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013
ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira 2. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980
RUEDAS DE LA SERNA, Jorge. El método crítico de Antonio Candido in _______________________________. Antonio Candido. Campinas: Unicamp, 2003
SOUZA, Roberto Acízelo de. A crítica literária no Brasil oitocentista: um panorama. in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).