A metáfora da mulher emparedada

a representação da violência doméstica nos contos The Black Cat e The Yellow Wallpaper

Visualizações: 95

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.9015

Palavras-chave:

Literatura Gótica, Crítica feminista, Edgar Allan Poe, Charlotte Perkins Gilman, Literatura e Psicanálise

Resumo

Embora Edgar Allan Poe e Charlotte Perkins Gilman tenham sido discutidos comparativamente, a maioria dos estudos focou mais em suas diferenças do que em suas semelhanças. Muitos estudos focam apenas na escrita feminista de Gilman (1892) ou na loucura de Poe (1843). A maior proximidade já feita dessas duas obras se deu quando Băniceru (2015) discutiu suas similaridades através da domesticidade do gótico. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar um outro tipo de proximidade entre as obras, a partir de uma metáfora que paira sobre os enredos de ambos os contos: a mulher emparedada. Ela aproxima os contos na representação da violência física e psicológica que as mulheres sofreram ao longo do século XIX e ainda sofrem. Para tanto, a análise foi feita através de uma revisão bibliográfica, a partir de um panorama dos contos e de seus autores, bem como das perspectivas críticas da psicanálise e do feminismo para tratar da literatura gótica. Em seguida, foram explorados aspectos da violência doméstica partindo do ponto principal, que são as mulheres presas nas paredes e, por fim, como a liberdade dessas mulheres é representada. As obras de Poe e Gilman não apenas refletem as ansiedades sociais de suas épocas, mas também permanecem relevantes na discussão contemporânea sobre a saúde mental, a violência de gênero e a luta pela liberdade. A literatura gótica, com suas camadas de significado e simbolismo, continua a ser um campo fértil para a exploração das complexidades da condição humana, especialmente no que diz respeito às experiências das mulheres.

Biografia do Autor

Jordana Cristina Blos Veiga Xavier, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná – Brasil. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5846-2986. E-mail: jorxavier08@gmail.com

Referências

FELSKI, Rita. Literature after feminism. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.

GILMAN, Charlotte Perkins. The Yellow Wallpaper. New England: New England Magazine, 1892.

POE, Edgar Allan. The Black Cat. Indiana: The United States Saturday Post, 1843.

PUNTER, David. The Literature of Terror: The Gothic Tradition. Routledge, 2014.

SMITH, Andrew. Gothic literature. Edinburgh University Press, 2007.

TOMLINSON, Niles. Creeping in the “Mere”: Catagenesis in Poe’s “Black Cat” and Gilman’s “Yellow Wallpaper”. In ESQ: A Journal of the American Renaissance, Volume 56, Number 3, 2010, pp. 232-268.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

XAVIER, Jordana Cristina Blos Veiga. A metáfora da mulher emparedada: a representação da violência doméstica nos contos The Black Cat e The Yellow Wallpaper. REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 160–178, 2024. DOI: 10.61389/revell.v1i37.9015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/9015. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre