Intermidialidade e literatura comparada
uma relação de (in)dependência e expansão de fronteiras no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v1i39.9078Palavras-chave:
Intermidialidade, Literatura Comparada, Estudos de Intermidialidade, Teoria LiteráriaResumo
Este artigo explora a relação entre os Estudos de Intermidialidade, área que investiga a relação entre mídias, e a Literatura Comparada, área que investiga as diferentes literaturas nacionais, suas relações, críticas e diálogos com outras disciplinas e linguagens. A partir de uma revisão de literatura, o estudo examina como o conceito de intermidialidade, apesar de sua natureza interdisciplinar e de seu potencial para aprofundar a compreensão das interações culturais e estéticas entre mídias, permanece predominantemente subordinado à Literatura Comparada nas instituições acadêmicas na área de Humanidades no Brasil contemporâneo. Essa questão será analisada em um contexto que abrange não apenas a organização institucional e os currículos acadêmicos, mas também as implicações teóricas e epistemológicas desta relação. O artigo discute a possibilidade de autonomia disciplinar para os Estudos de intermidialidade, argumentando que sua consolidação enquanto campo independente pode enriquecer as abordagens de análise cultural. As recentes propostas teóricas e conceptualizações de Claus Clüver (2006), Irina Rajewsky (2012) e Lars Elleström (2021) oferecem bases fundamentais para essa discussão, destacando suas perspectivas sobre a importância e o alcance investigativo dos Estudos de Intermidialidade. Essas reflexões, que continuam a ganhar popularidade no Brasil, apontam para um movimento de valorização e expansão dos Estudos de intermidialidade.
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