Escritoras no Mato Grosso do Sul
Visualizações: 20DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i38.9221Palavras-chave:
escritoras, Mato Grosso do Sul, gênero, mulheres, escrita femininaResumo
O projeto 'Escritoras no Mato Grosso do Sul' é desenvolvido por um grupo de pesquisadoras que visa localizar e cadastrar as mulheres que escrevem em Mato Grosso do Sul, a fim de registrar as produções literárias e científicas que tenham sido publicadas em livro físico ou meio virtual, com o intuito de contribuir para uma elaboração histórica mais inclusiva em relação ao gênero feminino no estado. O que se objetiva é dar visibilidade à escrita literária e científica feita por mulheres, estimular a leitura dessas obras, ao mesmo tempo em que instrumentaliza e empodera jovens pesquisadoras por meio da escrita. Para tanto, as meninas e mulheres envolvidas, além de manterem as informações já coletadas e cadastradas na página www.escritorasms.tumblr, continuam a procurar por mais escritoras, (re)escrevendo suas biografias, indicando onde localizar as suas obras via o website e ministrando oficinas de escrita.
Referências
BEAUVOIR, Simone. O segundo Sexo: Fatos e Mitos. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo: A Experiência Vivida. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira,1980.
CASTANHEIRA, Cláudia. Escritoras brasileiras: momentos-chave de uma trajetória. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 9, Julho 2011. Disponível em: <http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br>. Acesso em: 05 de /maio de 2019.
DALCASTAGNÈ, Regina. Literatura Brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2012.
DEL PRIORE, Mary. (org.). História das mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
DEL PRIORE, Mary. Sobreviventes e guerreiras: uma breve história das mulheres no Brasil: 1500-2000. São Paulo: Planeta, 2020.
DEL PRIORE, Mary. A mulher na história do Brasil. São Paulo, Contexto, 1992.
FANINI, Michele Asmar: Fardos e fardões: mulheres na Academia Brasileira de Letras (1897 – 2003). Disponível em:www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde.../
NONATO, Gleycielli de Souza. Índia do Rio – poesias. Coxim: Editora Siluri, 2012.
RAGO, Margareth. Ser mulher no século XXI ou carta de alforria in A mulher brasileira nos espaços público e privado. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2009.
SILVA, Elza Augusta Nogueira da Silva & SILVA, Maria Raimunda Bezerra da. (org.) Jateí – História e Cultura – Fatos e pessoas que construíram a cidade que tem a maior fogueira do Brasil. Dourados: Nicanor Coelho, 2020.
SILVA, Jaceguara Dantas da. Ministério Público e violência contra mulher: do fator gênero ao étnico-racial. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2028.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).