Tradução imagética: uma proposta de letramento literário com “A orelha de Van Gogh”, de Moacyr Scliar
Visualizações: 1059Keywords:
Leitura do texto literário. Tradução intersemiótica. A orelha de Van Gogh.Abstract
RESUMO: Os avanços tecnológicos contribuíram para a configuração de um novo panorama de leitura; a linguagem digital verbo-visual concisa conquistou os usuários, disseminou e democratizou a leitura. Todavia, os índices de leitura no Brasil continuam baixos, especialmente no Nordeste. Essa é uma questão inquietante para os educadores preocupados em garantir aos estudantes o domínio da palavra. Fatores como o gosto e o exemplo da família e dos professores ainda influenciam na formação do leitor. Portanto, é urgente desenvolver o gosto pela leitura, sobretudo do texto literário. A leitura literária é entendida neste trabalho, como uma ferramenta que pode colaborar com a formação cidadã. Desta forma, é imprescindível letrar literariamente. Mas como competir com a sedução da linguagem digital e verbo-visual? É preciso “entrar no jogo”, buscar estratégias motivadoras. Portanto, aliando a leitura do texto literário à tradução imagética desenvolvemos uma proposta de letramento literário a partir do conto A orelha de Van Gogh, de Moacyr Scliar. Fundamentamo-nos nas concepções de leitura de Kleiman (2014) e Koch e Elias (2016), Colomer e Camps (2002) e Solé (1998); na recepção e efeitos do texto literário no leitor, conforme Jauss (1994), Iser (1996) e Zilberman (1989); no Letramento Literário de Cosson (2014); na Tradução Intersemiótica de Plaza (2010), na visão de conto contemporâneo de acordo com Bosi (1994), nos elementos dos quadrinhos e sua utilização em sala de aula, segundo Ramos (2016), Santos e Vergueiro (2012). Esta proposta, aplicada numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Agreste de Pernambuco, resultou na montagem de Histórias em Quadrinhos, objetos de nossa análise, cujo resultado comprovou que o dueto tradução imagética e texto literário pode fazer parte de uma estratégia significativa para o letramento literário.
References
BOSI, Alfredo. (Org.). O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1994.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura, In Vários Escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
COLOMER, T.; CAMPS, A. Ensinar a ler e ensinar a compreender. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo, SP: Contexto, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores associados/ Cortez, 1989.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Tradução Sérgio Tellaroli, São Paulo, Ática, 1994.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 16. ed. São Paulo, Pontes Editores, 2016.
KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª Edição. São Paulo: Contexto, 2014.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da Leitura para a Leitura do Mundo. 5. ed. São Paulo: Ática, 1999.
PLAZA, Júlio. Tradução Intersemiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SANTOS, Roberto Elísio dos. VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. In EccoS – Rev. Cient., São Paulo, nº 27, p. 81-98, jan./abr.2012.
SANTOS FILHO, José Jacinto dos. A formação do formador de leitores do texto literário numa relação com a pintura, a fotografia e o cinema. Tese de doutorado. UFPE, Recife, 2015.
SCLIAR, Moacyr. A Orelha de Van Gogh. In Contos Reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SCOTTA, CP. Das letras às telas: a tradução intersemiótica de ensaio sobre a cegueira [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. Ed. Ática. São Paulo. 1989.
Retratos da leitura no Brasil 4/ organização de Zoara Failla. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016. Acesso em: 15/04/2018.
A Orelha de Van Gogh em Quadrinhos. Disponível em http://contosemquadrinhos.blogspot.com.br/2007/07/orelha-de-van-gogh-conto-de-moacyr.html/ Acesso em 06/05/ 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).